terça-feira, 18 de abril de 2023

Curto-circuito em ventilador causou incêndio que matou 4 pessoas e feriu 13 em abrigo, diz perícia

 

Perícia complementar foi feita no Lar Paulo de Tarso, no Ipsep, na Zona Sul do Recife — Foto: Danielle Fonseca/TV Globo

Uma perícia complementar realizada nesta segunda (17) apontou que um curto-circuito no ventilador na parede da sala provocou o incêndio que destruiu o Lar Paulo de Tarso, no Ipsep, Zona Sul do Recife, na sexta (14). Três crianças e uma cuidadora morreram e 13 pessoas ficaram feridas.

O Instituto de Criminalística (IC) também descartou a possibilidade de ter sido um incêndio criminoso e informou que foi uma pane elétrica. A nova vistoria foi feita para esclarecer onde o fogo começou. Por isso, foram avaliados imagens das câmeras de segurança do abrigo e os laudos da estrutura que sobrou da casa. De acordo com o perito Fernando Luiz, apesar da presença de diversas tomadas na sala, local onde começou o fogo, a maioria dos equipamentos estava desligadaA perícia também foi realizada para tentar esclarecer onde estavam as vítimas. O abrigo tinha dois alas diferentes: uma para meninos e outras para meninas. Na sexta-feira (14), o diretor administrativo do Lar Paulo de Tarso afirmou ao g1 que, para ele, um curto-circuito teria sido a causa do incêndio.

De acordo com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o abrigo funcionava com o alvará do Corpo de Bombeiros em dia.

 

Vítimas

Ao todo, 17 pessoas estavam no Lar Paulo de Tarso, quando o fogo começou, por volta das 3h40. Quatro morreram, sendo três crianças e a cuidadora Margareth da Silva, de 62 anos. Treze pessoas ficaram feridas, sendo 12 menores e uma mulher que trabalhava no local.

Nesta segunda, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que coordena o serviço de acolhimento de crianças em risco social, informou que dois menores feridos no incêndio tiveram alta médica. As crianças deixaram o Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip), nos Coelhos, na área central da cidade, no domingo (16)

Elas foram levadas para a Casa de Acolhida Acalante, administrada pela prefeitura do Recife, no Prado, na Zona Oeste.

Com a alta médica de duas crianças, dez menores e uma adulta permanecem internados em hospitais do Grande Recife. Até esta segunda de manhã, a maioria seguia em estado grave.

 

Veja situação dos feridos, nesta segunda, segundo governo

Seis crianças estão internadas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife. O estado de saúde delas é considerado grave, mas estável;

Duas crianças estão internadas na UTI do Hospital Brites de Albuquerque, em Olinda; A adulta está consciente e orientada na enfermaria.

Duas crianças estão internadas no Hospital Maria Lucinda, na Jaqueira, no Recife, seguem "evoluindo bem".G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário