segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Vereador Carlos Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Federal que apura ação paralela da Abin

 

Carlos Bolsonaro é alvo da PF - CAIO CÉSAR / CMRJ

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, é alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (29). 

A PF cumpre mandados de busca e apreensão contra Carlos Bolsonaro e outras pessoas suspeitas de recebimento de informações da "Abin paralela". Segundo as investigações, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi usada durante o governo Bolsonaro para monitorar adversários políticos.

A busca e apreensão foi autorizada na casa de Carlos e no seu gabinete na Câmara Municipal do Rio d Janeiro. Imagens da TV Globo mostraram viaturas da PF na residência do vereador, na Barra da Tijuca. O condomínio é o mesmo onde Jair Bolsonaro também tem uma casa, mas o ex-presidente atualmente reside em Brasília.Nessa domingo (28), Bolsonaro afirmou que não espionou adversários. Durante live ao lado dos filhos, o ex-presidente afirmou que as informações não chegavam até ele e defendeu Alexandre Ramagem (PL), ex-diretor da Abin.

INVESTIGAÇÕES

Na última semana, o ex-diretor da Abin e deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) foi um dos alvos da Operação Vigilância Aproximada, deflagrada pela Polícia Federal, para investigar organização criminosa que teria se instalado na Abin para monitorar ilegalmente autoridades, jornalistas e políticos.

Esse monitoramento teria sido feito sem autorização judicial, por meio da ferramenta First Mile, utilizada para geolocalização de dispositivos móveis. Delegado da Polícia Federal, Ramagem foi nomeado diretor-geral da Abin em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele deixou o cargo em março de 2022. As suspeitas levantadas contra Ramagem foram comentadas pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto via redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário