Rebanho leiteiro de Pernambuco tenta se recuperar da estiagem
As raças bovinas que compõem o rebanho leiteiro do Nordeste estão
começando agora a se recuperar do estrago provocado pela seca que
castiga a região desde o ano passado. No Parque do Cordeiro, Zona Oeste
do Recife,
onde acontece a Exposição de Animais, criadores de todo o Nordeste
mostram que os animais presentes na mostra são um sinal de que o setor
está reagindo.
Criador da cidade de Pedra, no Agreste de Pernambuco, Pedro Galvão produzia cinco mil litros de leite por dia. Com a estiagem, perdeu trinta vacas e viu a produção cair drasticamente. Só agora esboça uma reação. “Com as chuvas que caíram no meio do ano, houve uma pequena melhora, mas o tempo da seca já está voltando. Houve uma recuperação com a irrigação", disse.
Em Pernambuco, o rebanho leiteiro produzia, em média, 2.200 litros por dia. No início deste ano, a seca fez a produção despencar para 500 mil litros diários de leite. Depois das chuvas de inverno deste ano, o volume subiu para um 1.250 litros por dia. O presidente da Sociedade Nordestina de Criadores, Emanoel Rocha, está otimista. E acredita que o rebanho leiteiro de Pernambuco e da região terá dias melhores em 2014.
“A dificuldade enfrentada neste ano fez com que vários criadores comprassem terras em locais com irrigação. Assim, conseguindo alimento para o rebanho. Além disso, a previsão é que o próximo inverno tenha mais chuva, o que deixou os criadores muito entusiasmados", afirmou o presidente da Sociedade Nordestina de Criadores. G1PE
Criador da cidade de Pedra, no Agreste de Pernambuco, Pedro Galvão produzia cinco mil litros de leite por dia. Com a estiagem, perdeu trinta vacas e viu a produção cair drasticamente. Só agora esboça uma reação. “Com as chuvas que caíram no meio do ano, houve uma pequena melhora, mas o tempo da seca já está voltando. Houve uma recuperação com a irrigação", disse.
Em Pernambuco, o rebanho leiteiro produzia, em média, 2.200 litros por dia. No início deste ano, a seca fez a produção despencar para 500 mil litros diários de leite. Depois das chuvas de inverno deste ano, o volume subiu para um 1.250 litros por dia. O presidente da Sociedade Nordestina de Criadores, Emanoel Rocha, está otimista. E acredita que o rebanho leiteiro de Pernambuco e da região terá dias melhores em 2014.
“A dificuldade enfrentada neste ano fez com que vários criadores comprassem terras em locais com irrigação. Assim, conseguindo alimento para o rebanho. Além disso, a previsão é que o próximo inverno tenha mais chuva, o que deixou os criadores muito entusiasmados", afirmou o presidente da Sociedade Nordestina de Criadores. G1PE

Comentários
Postar um comentário