quinta-feira, 31 de março de 2016

Homem faz juíza refém dentro do Fórum do Butantã


Suspeito chegou a jogar gasolina no corpo da magistrada / Foto: Reprodução
Do Estadão Conteúdo

Vídeos divulgados nesta quinta-feira (31) mostram a ação do homem que invadiu o Fórum do Butantã, na zona oeste de São Paulo, na tarde dessa quarta-feira (30) e ameaçou atear fogo no corpo da juíza Tatiane Moreira Lima. O agressor, segundo a assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), entrou correndo pela saída do prédio, que não tem detector de metais, e incendiou um dos corredores.


Por causa das chamas, policiais e funcionários que trabalhavam no local não conseguiram detê-lo. Em um dos vídeos, o homem - identificado como Alfredo José dos Santos, de 36 anos - está com a juíza dominada, ofende-a e a obriga a dizer à filha dele que é inocente. 
Em outra gravação, filmada por policiais militares que negociavam a rendição, Santos obriga a magistrada a dizer que ele não é louco e que não é culpado por nenhum crime. O homem também quis a garantia de que os PMs estavam registrando a ação. Já o terceiro vídeo mostra o momento em que Santos foi rendido pelos policiais, imobilizado e algemado, impedindo que ateasse fogo em Tatiane. 

Agressor
Policiais apuraram que Santos teria uma audiência com a juíza, mas o TJ-SP não confirmou a informação. Em 2013, foi registrado um boletim de ocorrência contra Santos por agressão à sua mulher. Segundo a polícia, ele entrou no prédio carregando gasolina em pequenas garrafas guardadas no bolso e ainda tinha coquetéis molotov na mochila. Após incendiar a escadaria, Santos correu até um dos corredores do fórum e agarrou a juíza.
Durante a ação, o homem deu uma "gravata" na magistrada e jogou combustível no corpo dela. Em seguida, o agressor lançou outro produto químico na juíza e fazia ameaças de que iria atear fogo. Toda a segurança do fórum se mobilizou para contê-lo. Ele foi cercado por PMs e, depois de breve negociação, entregou-se.
Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM e do Grupo Especial de Resgate (GER) da Polícia Civil fizeram uma varredura no prédio em busca de outros explosivos. Os policiais constataram que uma das embalagens que continha o produto químico que Santos pretendia jogar na magistrada estava derretendo.
Um artefato com tubos de plástico fechados nas extremidades e pavio improvisado de tecido foi encontrado no fórum. O prédio foi evacuado e os bombeiros ajudaram nas buscas.
Santos foi preso, levado para o 51º Distrito Policial (Butantã) e autuado em flagrante por tentativa de homicídio. Antes, ele recebeu atendimento médico no Pronto-Socorro do Hospital Universitário. A juíza foi socorrida e levada para o Hospital Albert Einstein. Ela teve escoriações leves e passa bem.
Defesa da mulher
A juíza é responsável pela Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da zona oeste de São Paulo. Ela já ministrou várias palestras sobre a violência contra a mulher e a aplicação da Lei Maria da Penha. A magistrada é um dos nomes mais respeitados no assunto no Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário