sábado, 30 de abril de 2016

Bazar beneficente arrecada dinheiro para cirurgia de menina de 4 anos


O bazar para ajudar Aryane acontece na praça de eventos de São Lourenço da Mata / Reprodução / Facebook
Um bazar beneficente que acontece a partir das 8h deste sábado (30) na praça de eventos de São Lourenço da Mata deve arrecadar dinheiro para a cirurgia da menina Aryane, de 4 anos. Antes de nascer, ela foi diagnosticada com osteogênese imperfeita, doença popularmente conhecida como “ossos de vidro”. Com a cirurgia negada pelo SUS por conta do seu valor (R$ 100 mil), a família entrou com uma ação no Ministério Público, mas corre contra o tempo.
“A osteogênese é uma doença genética, a criança nasce com a alteração do colágeno, e essa alteração faz com que ela tenha uma má qualidade óssea, essa má qualidade faz com que ela tenha uma propensão às fraturas”, explica a médica Ana Carla Gueiros, endocrinologista do Imip, onde Aryane faz tratamento periódico com injeções de pamidronato, substância que auxilia no fortalecimento dos ossos. 
Mesmo com o tratamento, a cirurgia que implantaria hastes que auxiliariam os ossos a ficar da forma correta ainda é necessária. Hoje, as atividades mais simples do dia a dia se tornam arriscadas para Aryana. “Ela estava dentro do carro indo para a escola quando vinha um ônibus em alta velocidade e meu marido desviou, com o impacto do movimento do carro ela fraturou o fêmur e a fíbula”, explicou Lidiane Silva, 34 anos, mãe da menina.  


Mesmo morando em uma fazenda no distrito de Lages, em São Lourenço da Mata, e dividindo os trabalhos de casa com o voluntariado em uma creche, a mãe de Aryane não poupa esforços para buscar o tratamento da filha e sabe detalhar as medicações que a menina toma e todos os procedimentos que ela passa nos hospitais do Recife.
Com as campanhas beneficentes a família já conseguiu arrecadar 40 dos R$ 100 mil reais necessários para a cirurgia, mas ainda há um longo caminho a percorrer. No bazar deste sábado, roupas serão vendidas. Na próxima semana, uma ação no Centro do Recife deverá vender canetas para auxiliar na arrecadação de dinheiro, no dia 15, a renda das inscrições de um passeio ciclístico em Chã de Alegria, na Zona da Mata, também será revertida para a cirurgia. 
Mais detalhes sobre os eventos e como ajudar a menina Aryane podem ser encontrados na página do Facebook.Do JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário