segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Ex-ministro Antonio Palocci é preso na Operação Lava Jato


Palocci foi preso nesta segunda-feira (26) / Foto: ABr
Palocci foi preso nesta segunda-feira (26)
Foto: ABr
JC Online

O ex-ministro da Casa Civil no governo Dilma e da Fazenda no governo Lula, Antonio Palocci, foi preso na 35ª fase da Lava Jato, nesta segunda-feira (26).  Ele teria atuado para propiciar vantagens econômicas ao grupo Odebrecht.


Nesta nova etapa da operação, batizada de Omertà, estão sendo cumpridos 45 mandados, sendo 27 de busca e apreensão, três de prisão temporária e 15 de condução coercitiva no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. 
Há indícios de que Palocci atuou para propiciar vantagens econômicas ao grupo Odebrecht nas mais diversas áreas de contratação com o Poder Público, tendo sido ele próprio e personagens de seu grupo político beneficiados com valores ilícitos.
Dentre as negociações identificadas foi possível delinear as tratativas entre a Odebrecht e o ex-ministro para a tentativa de aprovação do projeto de lei de conversão da MP 460/2009, que resultaria em imensos benefícios fiscais, aumento da linha de crédito junto ao BNDES para país africano com a qual a empresa tinha relações comerciais e interferência no procedimento licitatório da Petrobras para aquisição de 21 navios sonda para exploração da camada pré-sal.
A nova fase também apura pagamentos efetuados pelo “setor de operações estruturadas” da Odebrecht para diversos beneficiários que estão sendo alvo de medidas de busca e condução coercitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário