quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Proteína do leite pode ajudar na proteção contra zika e chicungunha


Proteína utilizada na pesquisa é encontrada no leite bovino / Foto: SNC/Divulgação

JC Online

Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Evandro Chagas e da Universidade Federal do Rio de Janeiro apontou que uma proteína presente no leite bovino pode proteger as células contra uma infecção dos vírus zika e chikungunya. O estudo pode ajudar no desenvolvimento de uma nova estratégia de combate às duas doenças.


A lactoferrina bovina já era conhecida por seu uso na proteção do organismo humano contra micróbios, por isso os cientistas testaram o potencial da proteína contra as duas doenças. Formas da proteína também estão presentes no leite produzido por outros mamíferos, inclusive pelo ser humano.
O estudo foi observado após cientistas colocarem diferentes concentrações da proteína do leite em contato com células extraídas originalmente a partir de rins de macaco. Os pesquisadores também modificaram o momento do contato, banhando as células com lactoferrina antes e depois do contato com os vírus. O efeito resultou em uma redução de até 80% na efetividade da zika e da chikungunya nas células, com nenhum tipo de efeito tóxico provocado pela proteína. 
O efeito da proteína foi mais forte ao entrar em contato com a célula antes da infecção. Também foi notado que o efeito da proteína era maior conforme a maior dosagem era aplicada.
O trabalho realizado pelos cientistas foi publicado no site de pesquisas de biologia bioRxiv, e está disponível em inglês para o público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário