quinta-feira, 31 de agosto de 2017

População do Recife passa de 1,6 mi e a capital é a 9ª mais populosa


A Taxa de Crescimento Geométrico (TCG) na capital pernambucana ficou estabelecido em 0,50% em relação a 2016 / Foto: Guga Matos/JC Imagem

JC Online

O Recife conta com 1.633.697 habitantes. O dado foi revelado nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2017. Também por meio dos novos dados, o Brasil conta com 207,7 milhões de habitantes, o que significa uma taxa de crescimento populacional de 0,77% com relação ao ano passado.
Com pouco mais de 1,6 milhão de habitantes, Recife figura em 9º lugar no ranking das 27 capitais brasileiras (e Distrito Federal) mais populosas do País. A Taxa de Crescimento Geométrico (TCG) na capital pernambucana ficou estabelecido em 0,50%. A liderança ficou com o São Paulo, com 12.106.920 habitantes, ou seja, mais de sete vezes maior do que no Recife.


A lista das dez mais populosas continua com Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, o próprio Recife, e Porto Alegre. Já na lista das 27, a capital com menor população no Brasil é Palmas, que tem 286.787 habitantes. No entanto, a capital do Tocantins foi aquela com a maior taxa de crescimento geométrico (2,48%). Já Porto Alegre foi a capital com a menor TGC (0,26%).
No ranking dos estados, os três mais populosos estão na região Sudeste, enquanto os cinco menos populosos estão na região Norte. O líder é São Paulo, com 45,1 milhões de habitantes, concentrando 21,7% da população do País. Roraima é o estado menos populoso, com 522,6 mil habitantes (0,3% da população total).

Procedimento para estimativas

De acordo com o IBGE, as populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios.
O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.

Lista das 10 mais populosas

A tabela com a população estimada para cada município foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta quarta-feira (30). Confira:

Arte: JC Online

Município com mais de 500 mil habitantes (exceto capitais)

Quando se excluem as capitais, os dez municípios mais populosos são Guarulhos (SP), Campinas (SP), São Gonçalo (RJ), Duque de Caxias (RJ), São Bernardo do Campo (SP), Nova Iguaçu (RJ), Santo André (SP), São José dos Campos (SP) Osasco (SP), e Jaboatão dos Guararapes (PE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário