domingo, 17 de setembro de 2017

O que é melhor e mais ecológico para lavar louça: detergente ou sabão?


 Lavar Louça (Foto: Reprodução)
Lavar louça não é a tarefa mais querida pelas pessoas, mas usar os produtos certos pode ajudar bastante na hora de tirar aquela sujeira que teima em não sair. Na hora de fazer compras nos supermercados, nos deparamos com sabão e detergente. Mas, afinal, existe um melhor?
Segundo o UOL, a diferença química entre detergente e sabão está basicamente na questão molecular, conforme explica Watson Loh, professor do Instituto de Química da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), ou seja, os dois funcionam da mesma maneira.
Em questões ambientais, o sabão em barra é a melhor opção, pois é biodegradável. “Em contrapartida, nem todos os detergentes são benéficos ao ecossistema. Alguns deles possuem fosfato”, explica Adauto Lorenzini, professor de química do cursinho da Poli. As substâncias presentes nos detergentes causam a morte de peixes, pois aumentam a população de algas e reduzem o oxigênio das águas. Contudo, o sabão não atua em meios onde existam cálcio, magnésio e ferro.
Os especialistas alertam que a quantidade de detergente usada não deve ser muita, e que espuma não significa limpeza. O excesso pode, inclusive, fazer com que as pessoas bebam em copos ou comam em pratos com resquícios de sabão ou detergente, que podem causar danos à saúde.
Dica dos especialistas: para remover mais facilmente a gordura, utilize água quente, ou deixar o recipiente de molho na água fria, que apesar de levar mais tempo vai amolecer a sujeira. Outra dica é lavar primeiro as peças menos engorduradas para só depois partir para as panelas, o que evita que copos e talheres fiquem engordurados com a esponja. O ideal é trocar a esponja com frequência: a cada 15 dias, no máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário