sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Ex-prefeito de Buenos Aires (PE) é preso por desvio de merenda


Gislan foi preso na manhã desta sexta-feira / Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal

JC Online

O ex-prefeito de Buenos Aires, na Mata Norte de Pernambuco, Gislan Almeida de Alencar (PSDB), de 77 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (27), suspeito de desviar dinheiro da merenda escolar do município. Ele é o principal alvo da Operação Samidarish que também prendeu o atual vereador do município Flávio José Barbosa de Melo, conhecido como Flávio de Deda, 37. Uma ex-vice prefeita foi conduzida para prestar esclarecimentos à Polícia Civil. Os envolvidos são suspeitos de desviar R$ 12 milhões dos cofres públicos.
De acordo com as investigações, os desvios começaram durante a última legislatura, entre 2013 e 2016. O prefeito é suspeito de envolvimento no superfaturamento de contratos na merenda escolar, no abastecimento de combustíveis e aluguel de veículos públicos.
A ex-vice prefeita, Ana Carolina Maranhão (PSB) foi conduzida coercitivamente para prestar esclarecimentos à Polícia. Todos os envolvidos foram levados para o prédio do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), no bairro de Afogados, no Recife. Todos os envolvidos são investigados pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraudes em licitação e organização criminosa.


"O objetivo é desarticular uma organização criminosa que atua em prefeituras, desviando dinheiro que deveria estar sendo utilizado para alimentar crianças nas escolas, que deveriam estar abastecendo ambulâncias e que essas pessoas, descaradamente, retiram", afirmou o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle do Amaral.

Lavagem de Dinheiro

A Polícia Civil afirma que o vereador de Buenos Aires, Flávio de Deda, reeleito em 2016, abriu o restaurante "Comendador" no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, com a intenção de lavar o dinheiro proveniente do esquema.

De acordo com as investigações, há a suspeita de que o cometimento dos crimes não tenham sido encerrados com o fim do mandato de Gislan. Além dos do ex-prefeito e do atual vereador, sete empresários também são alvo dos mandados de prisão.
O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kehrle do Amaral, explicou que não há indícios que o atual prefeito da cidade, Fabinho Queiroz (PR), tenha participação no esquema criminoso. O delegado ponderou, no entanto, que as investigações permanecem, uma vez que há indícios de que o esquema permanece na Prefeitura.

Arma encontrada

Além dos crimes de lavagem de dinheiro, fraudes em licitação e organização criminosa, Flávio de Deda também será processado pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, em razão de um revólver que foi encontrado pelos policiais durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão.

Operação

No total, os policiais cumprem nove mandados de prisão preventiva, 14 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva. Todas as ordens foram expedidas pela comarca de Buenos Aires. A policia deflagrou a operação na manhã desta sexta-feira. Cerca de 160 policiais se espalharam pelas cidades de Buenos Aires, Carpina, Paudalho, Limoeiro, Aliança, Paulista e Recife. Cidades entre a Mata Norte, Agreste e a Região Metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário