sábado, 3 de fevereiro de 2018

Suspeito de esquartejamento não é pai de santo, diz federação


Preso por ocultação de cadáver, Diego José, 26 anos, disse que uma divindade pediu a ele um sacrifício / Foto: Cortesia

Foto: Cortesia
JC Online

O caso do suposto pai de santo preso por ocultação de cadáver em Moreno, no Grande Recife, foi recebido com repulsa por membros de comunidades religiosas de matriz africana. Eles temem que haja associação entre o crime que teria sido cometido por Diego José Minervino, 26 anos, e suas crenças, que não possuem nenhuma relação com 'magia negra'. Nesta sexta-feira (2), a Federação dos Cultos Afro Brasileiro de Pernambuco (FCAB) esclareceu que o suspeito não faz parte da entidade.


"O senhor Diego José Minervino dos Anjos não é associado à entidade e a Federação dos Cultos Afro Brasileiro de Pernambuco proíbe aos espíritas a prática de magia negra. O objetivo dos espíritas de Pernambuco e prestar caridade e assistência espiritual, fazendo o bem e a cura daqueles que precisam", diz um trecho da nota escrita pelo presidente da FCAB, Paulo Dias.
A Federação dos Cultos Afro Brasileiro de Pernambuco também afirmou que não deixará espíritas de verdade "serem difamados por conta de alguns elementos que, usando o nome de espíritas, estão denegrindo os irmãos".
A Yiápetebi Gabriela Sampaio, do Ilê Oba Aganjú Okoloyá - Terreiro de Mãe Amara e da Roça Oxaguiã Oxum Ipanda, em Dois Unidos, Zona Norte do Recife, destacou que o caso foi uma barbárie. "A gente não pode aceitar que isso venha fortalecer a intolerância. Não podemos deixar esse acontecimento favorecer o preconceito, temos que saber separar, foi uma pessoa específica, não foram os terreiros do Brasil que comungaram, foi uma barbárie", disse.

Prisão em Moreno

A Polícia Civil inicioi as investigações sobre o suposto pai de santo preso em flagrante por ocultação de cadáver. Em coletiva com a imprensa, na tarde desta sexta-feira (2), o delegado Felipe Monteiro esclareceu detalhes das apurações.
"Há dois fatos isolados que acredita-se que tenham ligação", conta o delegado. Um tronco de uma pessoa, que havia sido esquartejada, foi encontrado no Rio Jaboatão, em Moreno, no Grande Recife, no dia 13 de janeiro. No mesmo local, foram encontradas duas sacolas plásticas com restos mortais lacerados. 
De acordo com a Polícia Militar, na casa do suposto pai de santo Diego José Minervino dos Anjos, de 26 anos, foram encontrados partes de um corpo esquartejado dentro de um balde com água já em estado de decomposição. 
Em depoimento, o suspeito deu respostas vagas e imprecisas, não colaborando com a apuração dos detalhes. ''Ele confessou à imprensa que teria esquartejado a vítima por causa de uma divindade que pediu a ele um sacrifício, e com isso ele iria enriquecer", relata o delegado, que usará a fala de Diego à imprensa nos autos do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário