quarta-feira, 20 de junho de 2018

MPPE define prazo para regularizar abastecimento de gás em Pernambuco


Crise do abastecimento do gás de cozinha se estende em todo o estado desde de a greve dos caminhoneiros  / Foto: Diego Nigro/JC Imagem

JC Online

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) fixou o próximo dia 30 de junho como a data limite para que as vendas de gás de cozinha estejam dentro da normalidade. O dia foi estabelecido em reunião realizada nessa terça-feira (19) juntamente com os representantes da Petrobras, Transpetro e das empresas distribuidoras, para debater a crise do abastecimento de gás liquefeito de petróleo (GLP) em todo o estado.
Todas as empresas responsáveis pela distribuição concordaram com o que foi estabelecido e se dizem tranquilas para cumprir a demanda solicitada pelo MPPE. Esse otimismo vem, principalmente, do serviço teste de bombeamento simultâneo de gás feito pelos dois dutos da Transpetro , que estão localizados no Complexo de Suape, no último domingo (17). Essa tentativa de acelerar a demanda foi considerada um sucesso.
De acordo com o relatório da Agência Nacional do Petróleo (ANP), divulgado na reunião, houve um ganho de 50% em produtividade, que só não foi maior pela não capacidade das distribuidoras de armazenar o incremento total. Os dois dutos abastecem os caminhões das distribuidoras presentes em todo o estado, como a Nacional Gás, Liquigás, Ultragás, Copagaz e Supergás.

Segundo os representantes dessas empresas, não há como tornar essa ação rotineira, já que a demanda exige uma manutenção dos equipamentos e de um acordo com o sindicato responsável, por conta da cláusula trabalhista presente que limita as horas-extras dos funcionários.


A Petrobras informou que do dia 1° até o último dia 17 de junho, foi entregue um montante de gás que corresponde a 225 mil botijões em todo o estado. O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, se propôs a levar as distribuidoras uma relação com os municípios de Pernambuco que estão em situação mais crítica por conta do desabastecimento, para que haja uma priorização de entrega nesses locais.
Outra reunião foi marcada para o próximo dia 2 de julho para avaliar o cumprimento da regularização do abastecimento de gás de cozinha no estado. O MPPE também irá estipular novas medidas para que a situação de crise não se repita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário