terça-feira, 24 de julho de 2018

Olinda terá ponto de observação do eclipse da Lua mais longo do século

Na Praia de Casa Caiada, a observação será feita com telescópios / Foto: ROBYN BECK / AFP
Na Praia de Casa Caiada, a observação será feita com telescópios
Foto: ROBYN BECK / AFP
JC Online

Na próxima sexta-feira (27), os brasileiros poderão ver o eclipse total da Lua mais longo do século. Em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Espaço Ciência e o Observatório Astronômico do Alto da Sé prepararam programação especial para quem quiser acompanhar o fenômeno na Praia de Casa Caiada. Nas proximidades do Hotel de Trânsito do Exército, a observação será feita com telescópios.
“Como o melhor momento para observar o eclipse será logo que a Lua surgir, a visibilidade é melhor na praia. E, claro, dependerá das condições meteorológicas”, explica Cleiton Batista, integrante da coordenação do Observatório da Sé.
O eclipse terá duração de uma hora, 42 minutos e 57 segundos. Ele atinge seu primeiro estágio pouco depois das 14h, e a Lua entra na parte mais escura da sombra da Terra (umbra) após 15h24. No entanto, só a partir de 18h17, o satélite natural aparece no céu e permite a observação.


Lua de Sangue

Logo que nascer, a Lua já estará na região de umbra e surgirá, portanto, com coloração avermelhada, o que lhe rende o nome de Lua de Sangue. Isso acontece porque, assim como no pôr do sol, quando a radiação do Sol atravessa a atmosfera terrestre, seu espectro ganha menos luz azul e mais vermelha. Espalhada na atmosfera, essa luz se lança na lua, que a reflete.
O fim do eclipse acontece às 20h28. Segundo Cleiton Batista, a longa duração se deve ao fato de que a Lua estará no ponto mais distante do centro da Terra (apogeu). É quando o satélite é chamado de “minilua”, pois aparenta estar menor no céu e leva mais tempo para atravessar a sombra da Terra.

Marte

Outro astro que ocupará posição privilegiada para observação no dia 27 de julho é Marte, que estará também em conjunção com o nosso satélite natural. Por estar mais próximo da Terra, o planeta vermelho será o segundo objeto mais brilhante durante a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário