quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Grande Recife festeja os santos Cosme e Damião


Dona Mira, registrada em foto no mês de setembro de 2011 / Foto: Ricardo B. Labastier/Acervo JC Imagem

Foto: Ricardo B. Labastier/Acervo JC Imagem
Da Editoria Cidades

Igarassu, no Grande Recife, celebra nesta quinta-feira (27/09) o dia dos santos Cosme e Damião, padroeiros da cidade, com fogos, missas, procissão e distribuição de doces para crianças. Na mesma data o município, fundado em 27 de setembro de 1535, completa 483 anos. A programação religiosa e profana teve início dia 18 último, no Sítio Histórico, e termina na quinta.
“Essa é uma das festas mais antigas do Brasil e cresceu muito nos dois últimos séculos”, declara padre Josivan Bezerra, pároco de São Cosme e São Damião de Igarassu. No século 19, diz ele, moradores de Olinda, Goiana e Tracunhaém já frequentavam as cerimônias realizadas na cidade em homenagem aos santos gêmeos que, segundo a tradição, exerciam a medicina sem fazer cobrança.


Padre Josivan destaca como novidades da festa, nesta quinta-feira (27), a celebração de missa a cada duas horas (a partir das 5h) e o corte de uma paçoca gigante de cinco metros de comprimento e mais de 200 quilos de peso, às 7h. A procissão conduzindo o andor com as imagens dos santos sairá da Igreja Matriz de São Cosme e São Damião às 17h, com retorno às 19h para a missa campal presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.
No dia dedicado aos santos, a população de Igarassu será acordada com o espocar de fogos de artifício e o repique dos sinos da paróquia, às 4h. Uma hora depois, padre Josivan rezará a primeira missa, campal, em frente ao prédio da igreja, no Centro da cidade. Pela manhã, haverá outras missas às 7h, 9h e 11h. Ao meio-dia os devotos acompanham a cerimônia de exposição e veneração de relíquias (falanges) de São Cosme e São Damião.

À tarde serão celebradas mais duas missas antes da procissão, às 14h e às 16h. Conceição Santana, secretária da paróquia, avisa aos fiéis que não é permitido acender velas nem fazer a distribuição de doces e brindes às crianças no interior do templo. As guloseimas doadas à igreja serão entregues ao Orfanato Santo Antônio, em atividade há 80 anos, e as freiras repassarão às famílias assistidas, informa padre Josivan.

Capital

Na cidade do Recife, os filhos de Aldemir Pereira Lima, Dona Mira de Casa Amarela, falecida em dezembro de 2016, levam adiante a promessa de uma vida inteira e mantêm a distribuição de doces no dia dos santos Cosme e Damião. “Enquanto estiver viva, pagarei a promessa feita pela minha mãe há mais de 50 anos”, diz a enfermeira Conceição Pereira, 53 anos.
Os filhos (quatro homens e duas mulheres) sempre ajudaram Dona Mira na festa e só descobriram o motivo da promessa quando a mãe estava perto de morrer. “Ela fez a promessa porque passava por muitas dificuldades financeiras, eu era pequena mas lembro da situação de penúria em casa. Minha mãe foi uma guerreira e com muita garra criou a gente, todos são formados e graças a Deus estamos aqui para continuar essa história”, declara Conceição Pereira, a caçula.
Quinta-feira (27), a partir das 8h, a família vai entregar mil sacolinhas nas cores dos santos (verde e vermelha) recheadas com confeitos, pipoca, biscoito e outras guloseimas, além de brinquedos e enxovais de bebês para grávidas já cadastradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário