segunda-feira, 6 de maio de 2019

Bombeiros encontram corpo de Barney, cão que trabalhou em Brumadinho e morreu durante buscas a um homem


O corpo do cão Barney, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, foi encontrado por volta das 11h, deste domingo (5), em um rio em Içara, no Sul do estado. Segundo informações da corporação, o animal teria entrado na água durante buscas a um homem desaparecido e não voltou mais à superfície na sexta-feira (3). Ele atuava em resgates na terra e na água.
Uma cerimônia de despedida está marcada para a segunda-feira (6), às 11h, no Garden Pet, crematório de animais, em São José, na Grande Florianópolis. As corporações, comandantes e treinadores também prestaram homenagens pelas redes sociais.
Buscas por desaparecido
Na sexta-feira, Barney atuava junto de seu tutor na busca de homem de 60 anos desaparecido em Içara. Ao adentrar no rio para apontar uma possível vítima, o cão submergiu e não retornou.
As buscas pelo homem seguem. Segundo os bombeiros, ele desapareceu há alguns dias e as buscas estavam sendo feitas com drones e por terra.
Após receberem a informação que a bicicleta deste homem foi vista boiando em um rio da região, as buscas começaram no local com auxílio do cão. Até esta publicação, o homem não foi localizado.

Barney com seu condutor, soldado Rangel (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Rotina de treinamentos e brincadeiras
O animal era um dos dez cachorros que o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina possui para operações. Em fevereiro, ele atuou no resgate das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho (MG).
O labrador tinha dois anos e uma rotina que envolvia treinamento, mas também reservava espaço para brincadeiras. Ele nasceu no dia 1° de novembro de 2015 e é neto de Ice, o primeiro cão a atuar como salva-vidas em Santa Catarina. G1 SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário