quarta-feira, 24 de julho de 2019

Fortes chuvas deixam rastro de mortes e destruição no Grande Recife


Em Abreu e Lima, cinco pessoas morreram num deslizamento de barreira / Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem

Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
JC 
Segundo o Corpo de Bombeiros, as tragédias aconteceram no bairro de Águas Compridas e na Estrada do Passarinho, em Olinda, na Rua Córrego do Curió, no bairro de Dois Unidos e na Rua Ageu, na parte recifense do bairro de Passarinho, além do Córrego da Areia, no bairro de Caetés, Abreu e Lima.
Em Caetés, mãe e filha foram retiradas de escombros após um deslizamento de barreira que levou embora as vidas de quatro pessoas e junto com elas seus sonhos e planos para o futuro. A mãe, identificada pelos Bombeiros apenas como Ariana, de 39 anos, foi retirada consciente e levada para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na RMR; já a sua filha, Mariana, uma jovem de apenas 19 anos, foi retirada viva, mas não resistiu. Entre as vítimas também estão um adolescente de somente 15 anos, chamado Luiz Henrique. Pai de outras duas vítimas, Salviano, que não teve a idade revelada, também ficou sob os escombros e não resistiu.  Um homem de aproximadamente 50 anos, identificado como Adalmir, também foi retirado sem vida de debaixo da lama. Maria Eduarda, de 21 anos, que está grávida, permanece sob os escombros.
Muita lama e destroços. Esse foi o cenário visto após uma barreira deslizar e matar um casal de idosos na rua Ageu, bairro de Passarinho, Zona Norte do Recife. As vítimas estavam dentro de casa quando, na madrugada desta quarta-feira (24), foram surpreendidas pelo barro. A residência dos idosos, reformada recentemente, ficou destruída. No local, para evitar uma tragédia ainda maior, os Bombeiros interditaram várias casas que têm risco de desabamento, porque as constantes chuvas fazem com que, a todo momento, a barreira continue deslizando. 
Até o final da manhã desta quarta, o corpo do idoso continuava desaparecido e a corporação aguardava a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) desligar o fornecimento de energia na área para continuar o resgate, que passam de cinco horas. Mesmo diante do risco de novos deslizamentos de terra, vizinhos do casal se uniram aos Bombeiros para ajudar nas buscas pelo corpo da segunda vítima.
No mesmo bairro, outras duas pessoas morreram após o deslizamento de uma barreira na Estrada do Passarinho. Elas foram identificadas apenas como Elisângela e Diego.Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
A Zona Norte do Recife também viu outra tragédia acontecer. Por volta das 4h da manhã desta quarta-feira (24), uma árvore caiu em cima da casa de Josafá Barbosa da Costa, conhecido por seus amigos e vizinhos como Zezinho, no Córrego do Curió, em Dois Unidos. Ele trabalhava como pedreiro e ficou soterrado após conseguir tirar seus filhos de dentro de casa. "Ele saiu com os filhos, deixou eles do lado de fora e tentou voltar para pegar um objeto, móveis e infelizmente não deu", contou um morador da localidade.
Ainda de acordo com a testemunha, vizinhos tentaram ajudar Zezinho, mas não conseguiram. "Infelizmente, a gente só escutou os gritos. Saímos de casa para tentar ajudar, mas infelizmente não teve condições", lamentou.
Nas ruas Arcoverde e Aquarela, no bairro de Águas Compridas, em Olinda, duas pessoas morreram. Elas foram identificadas como Abraão Batista da Silva, 25 anos, e Iraci Maria da Conceição, 78, respectivamente. Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem

Em entrevista à TV Globo, o secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, coronel Lamartine Barbosa, informou que os locais onde aconteceram os desastres eram todos monitorados pelas Defesas Civis das cidades. Apesar disso, não foi possível evitar as tragédias.
Veja a identificação das vítimas:
Recife: 
Josafá Barbosa da Costa, 34 anos -  Dois Unidos
Natalicio Vicente da Silva, 69 anos - Passarinho
Ivonete Maria da Silva, 63 anos - Passarinho
Olinda
Abraão Batista da Silva, 25 anos - Águas Compridas
Iraci Maria da Conceição, 78 anos -  Águas Compridas
Elisângela, idade não revelada - Passarinho
Diego, idade não revelada - Passarinho
Abreu e Lima
Mariana, 19 anos - Caetés
Luiz Henrique, 15 anos - Caetés
Silvano, idade não revelada - Caetés
Adalmir, 50 anos - Caetés

Nenhum comentário:

Postar um comentário