domingo, 18 de agosto de 2019

SPORT E NÁUTICO OS GRANDES VENCEDORES DA ÚLTIMA RODADA EM PE



Foto: Léo Lemos/ Náutico/ Divulgação

Hernane Brocador foi o autor do primeiro gol do Leão / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
JC
Estreando novos uniformes, o Sport terminou com sequência negativa, vencendo o Botafogo-SP por 3x0, na tarde deste sábado, na Arena de Pernambuco, encostando no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. O time pernambucano vinha de dois empates e uma derrota. Com o resultado, o Leão pulou para a quinta colocação, com 26 pontos, atrás da Ponte Preta pelo número de vitórias (pode cair duas posições até o final da rodada). Já o tricolor paulista caiu para sétimo, com 24.

O JOGO

Com seis mudanças em relação ao time que perdeu para o Criciúma, jogando com quatro atacantes, o Leão encontrou forma de minimizar a falta de um armador. Jogando pelas pontas, com mais velocidade na saída, foi criando chances desde o começo. E sem dar espaço ao adversário. Tanto que já aos 20 segundo levava perigo, com Hyuri recebendo lançamento de Juninho nas costas do lateral Pará e chutando fraco. Aos 8, o substituto de Sammir atrapalhou Charles, que estava de frente para gol. Aos 16 foi a vez de Adryelson desperdiçar, cabeceando sobre a trave.
Mas no ataque seguinte funcionou a rapidez na transição rubro-negra. Guilherme iniciou a jogada e serviu Juninho,já dentro da área. O prata da casa deu leve toque, tirando a marcação e deixando Hernane livre para abrir o placar, chutando no canto, de perna esquerda.
O gol no início tirou a equipe paulista da zona de conforto, tendo que se adiantar mais e não apenas ficar esperando contra-ataques. O problema é que o Sport não conseguiu aproveitar os espaços, perdendo posse de bola e passando a rifar jogadas. A única chance criada após ter feito 1x0 foi aos 39 minutos, quando Juninho tomou vola do zagueiro Naylhor, invadiu a área e perdeu a chance de ampliar.
O Botafogo se limitou a dois chutes despretensiosos de fora da área, além de um cruzamento que contou com desvio de Adryelson, quase enganando Maílson. O goleiro se recuperou e evitou o empate, já aos 44. Nos acréscimos, Guilherme ainda teve sua oportunidade, recebendo lançamento na ponta, entrando na área e finalizando por cima.

Álvaro foi o autor do gol da classificação do Náutico / Foto: Léo Lemos / Náutico

Foto: Léo Lemos / Náutico
Bastava o empate para o Náutico garantir presença na fase de mata-mata da Série C. Mas os alvirrubros foram além. Eficiente no primeiro tempo e eficaz na etapa final, o Timbu venceu o Botafogo-PB com autoridade. O placar de 1x0 encerrou um jejum de 18 anos sem bater o Belo em João Pessoa - última vitória havia sido em 2001, pela Copa do Nordeste - e ainda deixou o Náutico na liderança do Grupo A, graças ao critério de confronto direto contra o Sampaio Corrêa, que joga neste sábado.
A tabela de classificação e o fato do jogo acontecer em João Pessoa poderiam sugerir uma pressão do Botafogo-PB desde o início da partida, mas o que se viu em campo foi exatamente o contrário.
Mesmo na condição de visitante e dependendo de um empate para classificar, o Náutico controlou os primeiros 45 minutos quase por completo, sempre explorando o papel de pivô de Rafael Oliveira, mas principalmente as jogadas de qualidade de Thiago.
Até os primeiros vinte minutos,o Timbu teve três oportunidades de finalização clara, com Álvaro chutando em cima do goleiro do Belo na melhor delas, aos cinco, após ótima jogada de Thiago, que ainda serviu Matheus Carvalho com bom cruzamento aos 21. A cabeçada para o chão, como manda a ‘regra’, foi salva por mais um milagre de Saulo.
Aos donos da casa, travados na marcação, restavam as tentativas de jogada direta e de cavar faltas próximo à grande área, apostando na característica de Marcos Aurélio. Mas a única chance de perigo dos alvinegros saiu de chute à longa distância de Clayton para fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário