sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Sertão: Apac emite alerta para baixa umidade e temperaturas de até 36º


Organização Mundial de Saúde (OMS) faz uma série de recomendações devido ao ar seco / Foto: Heudes Regis / Acervo JC Imagem

Foto: Heudes Regis / Acervo JC Imagem
JC Online

Esta quinta (26) e sexta-feira (27) devem ser de umidade baixa e temperaturas altas no Sertão de Pernambuco e no Sertão do São Francisco. De acordo com o aviso emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a causa do fenômeno é a presença de uma massa de ar seco sobre a região.
Segundo o meteorologista Thiago do Vale, a situação é natural para o período. ‘O sertão está passando pelo período de estiagem e nesta fase do ano sempre há baixa umidade e maior aquecimento da superfície’, explica o especialista, que não descarta a necessidade do resguardo.

Complicações

Alguns problemas podem surgir decorrentes da baixa umidade do ar, como: complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação nos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e o aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Proteja-se

A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta os sertanejos a interromperem, por ora, a prática de exercício físico, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico nas narinas e olhos, permanecer em locais protegidos do sol, consumir muita água e umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e umidificar os jardins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário