quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Voluntários recebem atendimento médico após contato com óleo em Pernambuco


Após contato com óleo, voluntários apresentaram sintomas como náuseas e dor de cabeça / Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
JC

O óleo que polui o litoral pernambucano está trazendo consequências para a saúde dos que se propuseram a limpar as praias afetadas. Em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul do Estado, a primeira cidade a registrar, há uma semana, o reaparecimento da substância, 17 pessoas, entre voluntários e funcionários municipais precisaram de atendimento médico entre o dia 17 de outubro e esta quarta-feira (23).
“A maioria estava apresentando cefaleia, náuseas e lesão de pele por conta do contato com a substância. Esse pessoal foi encaminhado para a Unidade Mista Osmário Omena de Oliveira, medicado e liberado. Além desses casos, temos indícios de subnotificações, pessoas que tiveram contato, apresentaram sintomas e não nos procuraram”, explicou a secretária de Saúde municipal, Taciana Mota.
Nesta quarta-feira (23),  o governo federal reconheceu o estado de emergência de São José da Coroa Grande, decretado pelo município.
Na Região Metropolitana do Recife (RMR), mesmo protegida com botas, luvas e máscara e sem ter tido contato com o óleo, a autônoma Catarina Silveira, 31 anos, que ajudou na limpeza da praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, também se sentiu mal. “Os sintomas vêm de imediato. O cheiro é muito forte, mesmo de máscara, e olhos, nariz e garganta ardem”, relatou.
Na mesma praia, a bombeira civil Yohanna Guedes, 33, voluntária, teve contato direto com o óleo. “Voltei para casa já enjoada, colegas que estavam no mesmo carro também sentiram. Eu também senti dor de cabeça, dor de ouvido, um pouco de coceira no rosto e tontura”, disse.
Após participar de mutirões de limpeza em Itapuama e Enseada dos Corais, nessa terça-feira (22), a cerimonialista Priscila Silva, 33, sentiu reações parecidas.“Estou até agora sentindo coceira e dor de cabeça. Entrei na água, de luva e máscara”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário