sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Ponto facultativo no carnaval é suspenso em Pernambuco

 

Foto: Leandro de Santana/Esp.DP

O governo de Pernambuco anunciou nesta quinta-feira (28) que não haverá ponto facultativo para os servidores públicos nos dias do carnaval de 2021, isto é, entre 13 e 17 de fevereiro. O objetivo da decisão, de acordo com o Comitê de Estadual de Enfrentamento à Covid-19, é frear as aglomerações no período e evitar a ampliação do contágio pela Covid-19. As festas de carnaval deste ano já haviam sido canceladas desde 17 de dezembro.


"A segunda e a terça-feira (de carnaval), que sempre foram ponto facultativo, não serão neste ano. Os servidores públicos vão trabalhar normalmente. Na próxima semana, iremos anunciar um projeto de lei com auxílio financeiro para os artistas, que não poderão realizar suas atividades no período carnavalesco”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

A secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico do estado, Ana Paula Vilaça, reforçou o apelo à população para que continue respeitando os protocolos sanitários. “A gente precisa conter o avanço da pandemia no estado, para que novas medidas restritivas não sejam tomadas. Nosso objetivo é manter a saúde da população, sem esquecer dos impactos econômicos que essas restrições geram”, disse.

Em Pernambuco, houve um aumento de 15% nos pedidos de internação nas enfermarias voltadas para casos suspeitos do novo coronavírus. "Neste momento, não temos um cenário de aceleração da pandemia, mas tampouco temos queda sustentada da transmissão. Além disso, os números são preocupantes, e ainda há transmissão ativa do vírus em Pernambuco, o que reforça a necessidade dos cuidados", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O secretário de Saúde disse ainda ter feito aos prefeitos dos municípios pernambucanos, durante congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o pedido de reforço das fiscalizações. “Em relação aos espaços de convívio social, o comitê continua observando uma melhora nas praias. Já nos parques, é fato a atuação das prefeituras. Mas, infelizmente, ainda existe por parte de alguns uma resistência ao uso de máscara, numa clara negação à gravidade do vírus”, pontuou.

Na semana passada, o governo do estado informou que, caso não haja um cumprimento mais rigoroso das regras a nos parques e praças, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco atuará para coibir o descumprimento às medidas, não descartando o fechamento dos espaços públicos.Diário de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário