terça-feira, 23 de março de 2021

Sem respaldo científico, ex-governador de RO defende uso de solda elétrica contra Covid

 

Ivo Cassol segura solda elétrica para 'tratar' amido de Covid-19 — Foto: Reprodução

Um vídeo do ex-governador Ivo Cassol, de Rondônia, viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (23). Na gravação, Cassol aparece usando uma solda elétrica como suposto tratamento para o coronavírus, através da claridade/luz emitida pelo aparelho . Não há comprovação científica sobre o procedimento.

Ao G1, o ex-governador explicou que fez a gravação no início da semana, em Rolim de Moura (RO), após saber de um caso semelhante feito em São Francisco do Guaporé (RO).

Segundo ele, as pessoas que se submeteram à exposição de luz de solda teriam tido melhora nos sintomas e até mesmo conseguido a cura.

"Na semana passada eu assisti um vídeo que um cidadão lá da BR-429, conhecido como Santos. Ele estava com coronavírus e ele fez solda e, posteriormente, e ele foi fazer o teste e tinha matado o vírus do 'corona'. No dia seguinte ele pegou um funcionário dele, mais a esposa do funcionário, fez a solda também e automaticamente também acabou eliminando o vírus do corona no corpo deles", afirma.

Após assistir ao vídeo, Ivo Cassol diz que decidiu fazer o mesmo procedimento em um borracheiro, que é seu funcionário e havia testado positivo para Covid-19 na semana passada.

"Deu positivo para Covid na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19) ele estava ruim. Fizemos a solda na sexta-feira e no sábado de manhã (20) ele amanheceu como um coco, portanto amanheceu bom sobre o corona", relata o ex-governador.

No fim de semana, o ex-governador disse ter visto um amigo chamado Fabrício, que também foi positivado com a doença.

"Eu falei pra ele do vídeo e ele me disse: 'Ivo, vamos fazer a solda'. E aí nós fomos fazer a solda na oficina aqui, no nosso barracão. Ele ontem [segunda-feira] foi lá para fazer a solda para pegar o calor, o reflexo, e estava ruim. Tinha ido dormir 'podre', doente, estava ruim. E hoje terça-feira [o amigo] amanheceu como um coco, como se nada tivesse", afirma Ivo Cassol.À reportagem, o ex-governador disse acreditar que a claridade da solda elétrica não cura o vírus, mas ajuda no tratamento.

"Aqueles que estão falando que a solda cura, não, a solda não cura. Primeiro que eu não sou médico, não sou cientista, mas eu quero deixar claro que a solda, no meu ponto de vista, aquela claridade dela pode, de repente, transmitir vitamina D [ao corpo] ou a claridade em si, e ela de repente mata o coronavírus. Portanto vai depender dos pesquisadores daí pra frente".

O ex-governador ainda reiterou: "O que alguém precisava é ter coragem e fazer o que eu fiz. Lembrando mais uma vez que isso não é cura, não é mágica, não é milagre. Essa experiência copiei, deu certo com meu amigo e estou feliz que ele melhorou. É como disse os cientistas, que em países com clima quente, o vírus não sobreviveria. Então de repente com a claridade da solda, o vírus não sobrevive. É uma experiência que pode ser feita em qualquer lugar", ressaltou o ex-governador.

Cassol afirmou ainda que o uso da solda não mata. "Se matasse eu já estava morto, por causa da usinas de PCH que construí na vida, quando comecei. Eu sou soldador/mecânico, eu soldei mais de 1 mil metros de tubo para as nossas usinas hidrelétricas. Com solda não tem risco nenhum, não tem contra-indicação, não tem nada, alguém precisa servir de cobaia e fico feliz em ser essa pessoa, para saber se dá certo", finaliza.

Riscos à saúde

De acordo com o médico Rodrigo Almeida, comentarista da Rede Amazônica, é comum surgirem nas redes sociais supostas curas para as mais variadas doenças, inclusive a Covid. Mas alguns dos procedimentos são arriscadas para a saúde.

"Quando a gente vai ver essas curas, que parecem milagrosas, não tem nada disso, não tem cura. A gente tá vendo isso inclusive com alguns medicamentos, que estão sendo extremamente estudados para a Covid, mas infelizmente a maioria não mostrou ação efetiva para a doença", contou.

Ainda de acordo com o doutor, o uso de claridade/calor emitido pela solda elétrica faz mal para o corpo humano.

Em um outro vídeo feito por moradores de Rondônia, como em em São Francisco do Guaporé (RO), a pessoa contaminado com coronavírus tem ficado perto do aparelho da solda para receber a claridade/luz emitida (sem nenhuma proteção).

Rodrigo Almeida falou ainda que, nos casos de pacientes que alegam cura através da solda, o que pode ter ocorrido é uma reação natural do corpo. "A pessoa mais nova costuma enfrentar a Covid melhor do que uma pessoa mais velha. Na verdade não se curou por causa da solda, mas por ser mais saudável e ter resistência", disse. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário