quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Duas pessoas são presas em operação que investiga esquema de sonegação de cerca de R$ 30 milhões em impostos

Equipe do Gaeco cumpre mandado de busca dentro de operação com mandados no Grande Recife e interior nesta quinta-feira (30) — Foto: MPPE/Divulgação

 Duas pessoas foram presas, nesta quinta-feira (30), dentro da Operação Hydra, desencadeada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em conjunto com outros órgãos contra um esquema de sonegação fiscal envolvendo uso de empresas de fachada e "laranjas".

Segundo o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPPE, o valor desviado é de cerca de R$ 30 milhões em sonegação. As prisões aconteceram em Paulista, no Grande Recife, e em Gravatá, no Agreste. Os nomes dos alvos não foram divulgados.

A Secretária da Fazenda do estado (Sefaz) apontou que um técnico em contabilidade vinha constituindo sistematicamente empresas, por meio de “testas-de-ferro”, com a finalidade principal de gerar créditos fiscais irregulares do ICMS e, assim, sonegar impostos.

Em nota, o promotor de justiça Russeaux Araújo explicou que os criminosos abriam empresas de fachada para gerar créditos fictícios, ao invés de pagar os impostos. Para isso, eles utilizavam “laranjas”, como empregados e parentes no quadro societário, para se desviar da responsabilidade tributária.

Ao todo, são 11 pessoas físicas e sete empresas investigadas por suspeita de envolvimento nos delitos, sendo uma delas uma distribuidora de água, apontou o Gaeco. A ação teve também apoio das polícias Militar e Civil.Na operação desta quinta, foram emitidos 20 mandados de busca e apreensão, além dos dois de prisão preventiva, para dar continuidade às investigações iniciadas há um ano e, entre outros pontos, identificar se o prejuízo aos cofres públicos é maior.

Houve apreensão de aparelhos celulares dos alvos da operação, dinheiro em espécie, armas, computadores, comprovantes de pagamento, livros de movimentação contábil, contratos, escrituras de bens e outros documentos.

Os mandados foram cumpridos em empresas e residências no Recife, nos bairros Santo Amaro, Ipsep e Paramirim; em Jaboatão dos Guararapes, nos bairros Curado, Marcos Freire e Candeias; em Olinda, no bairro de Casa Caiada; e no município de Paulista, no bairro de Nossa Senhora do Ó, além de CaruaruGravatáSairé Abreu e Lima.

Operação conjunta contra sonegação fiscal apreendeu dinheiro e documentos nesta quinta-feira (30) — Foto: MPPE/Divulgação

As duas pessoas presas foram encaminhadas para audiência de custódia e, em seguida, levadas para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, segundo o MPPE. G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário