domingo, 17 de outubro de 2021

Rua fica repleta de piscinas infláveis montadas por moradores para fugir do calor

 

Rua Vassourinhas, no Recife, ficou repleta de piscinas infláveis — Foto: Reprodução/WhatsApp

A Rua Vassourinhas está repleta de piscinas infláveis. Na via, que fica na comunidade de Roda de Fogo, no bairro dos Torrões, na Zona Oeste do Recife, o que se vê são grupos de crianças se divertindo na água, para aliviar o calor . De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as temperaturas estão mais altas devido à estação pré-chuvosa .

A ideia foi contagiando os moradores, que já se acostumaram a armar as piscinas nos tempos festivos. Segundo a atendente de telemarketing Naara Lígia, o Dia das Crianças, na terça-feira (12), foi somente um pretexto para que as crianças e até mesmo os adultos caíssem na água, no meio da rua.

"Como a gente tem muitas crianças nas ruas, todo fim de ano, em tempos festivos, a gente coloca as piscinas para as crianças brincarem. E agora, no Dia das Crianças, todo mundo colocou a sua. Também devido à pandemia, muita gente não confia estar em parques aquáticos. A gente preferiu estar cada um na sua porta, para evitar a contaminação", afirmou.Uma foto que circula nas redes sociais mostra a Rua Vassourinhas tomada pelas piscinas. A imagem foi tirada no Dia das Crianças e mostra ao menos seis piscinas em um único quarteirão.

Naara é mãe de Sofia, de 4 anos. Segundo ela, praticamente todos os moradores têm uma piscina inflável, e isso faz com que nunca falte oportunidade para os pequenos fazerem a farra. Acabada a diversão, a água utilizada nas piscinas é reaproveitada pelos donos.

"Quando a piscina é maior, fica na rua por uns dois ou três dias. Quando é pequena, a gente desarma no mesmo dia e bota a água na privada, para lavar o chão e fazer atividades domésticas. A água é reutilizada. Tem gente até que bota água sanitária para dar uma filtrada", explicou.Vizinha de Naara, a estudante Cleonice Batista tem um filho de 5 anos e, desde o início do ano, adquiriu o hábito de armar a piscina inflável na rua. "Ficam o meu filho, minha sobrinha, minha prima e mais uns três meninos da rua. Eles sentem falta quando não tem piscina e pedem para colocar", disse.

Para Cleonice, a quantidade de piscinas na rua aumentou neste ano, em Roda de Fogo. "Aumentou em todas as ruas. Acho que os pais decidiram colocar por causa do calor e da pandemia. Agora foi o auge, por causa do Dia das Crianças, mas tem aumentado desde o início do ano", declarou.

Tempo seco e quente

Segundo Roberto Pereira, meteorologista da Apac, a previsão é de mais calor, em todo o estado, no fim do ano. Isso ocorre porque, atualmente, Pernambuco está na pré-estação chuvosa.

"Aqui no estado, estamos no período mais seco do ano, e também vamos chegar no que chamamos de pré-estação chuvosa, quando voltam as chuvas no estado, principalmente no Sertão. Mas até lá temos uma temperatura bem elevada. Na pré-estação chuvosa você alterna dias muito secos e dias muito quentes, devido à radiação do sol que, por não encontrar nuvens, vai direto ao solo. Isso provoca o aquecimento do solo e do ar próximo ao solo e às pessoas", explicou.G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário