sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Pernambuco não registra casos da variante Ômicron até o momento

Foto: Miva Filho/SES-PE

 A variante Ômicron ainda não foi detectada em território pernambucano é o que aponta o novo sequenciamento genético realizado pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) e divulgado, nesta sexta-feira (31/12), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O novo relatório, com análise de 120 genomas, aponta que todas as amostras eram da Delta e suas sublinhagens.


As amostras analisadas foram coletadas entre os dias 23/11 e 12/12, de pacientes residentes em Afogados da Ingazeira (3), Belém do São Francisco (10), Cabo de Santo Agostinho (1), Carnaubeira da Penha (2), Caruaru (1), Custódia (1), Exu (1), Floresta (1), Garanhuns (2), Igarassu (3), Itambé (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Moreilândia (2), Ouricuri (1), Recife (53), Salgueiro (12), Santa Filomena (3), Serra Talhada (3), Serrita (17), Sertânia (1) e Timbaúba (1).

"Para fechar este ano, recebemos nesta sexta-feira, mais um relatório de circulação de linhagens de SARS-CoV-2 pela Fiocruz. Até agora, não podemos afirmar que ocorre a circulação da variante Ômicron em Pernambuco. Vale ressaltar que as amostras correspondem ao final do mês de novembro e início de dezembro e todas as análises,  deste período, mostram que os pacientes foram infectados pela Delta. No entanto, já enviamos para sequenciamento genético amostras coletadas nas últimas semanas de dezembro e aguardamos os resultados nos próximos dias", ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Segundo ele, diante do cenário de preocupação com a variante Ômicron em todo o mundo, é preciso reforçar os cuidados individuais. "Neste fim de ano, a principal mensagem à população pernambucana é o cuidado consigo e com o próximo. Como tenho falado, é imprescindível o uso da máscara, a lavagem das mãos de forma correta, e, também, o isolamento com qualquer sintoma de gripe. Só assim poderemos evitar propagação e transmissão do vírus", afirmou André Longo.Diário de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário