terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Auxílio Gás contempla uma em cada três famílias do Auxílio Brasil

 

Ajuda para o gás de cozinha vai chegar a 31,8% dos beneficiários do Auxílio Brasil

PILAR OLIVARES/REUTERS - 28.10.2021


O Auxílio Gás, que começa a ser pago nesta terça-feira (18), contemplará um em cada três beneficiários do Auxílio Brasil. Criado com o intuito de diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda, o benefício será pago a 5,58 milhões, o que representa 31,8% do total do programa que substituiu o Bolsa Família, que tem atualmente 17,5 milhões de pessoas.

Segundo o Ministério da Cidadania, o programa admitirá a entrada gradativa de mais famílias, mas a previsão é que todos os beneficiários do Auxílio Brasil sejam atendidos até setembro de 2023.Em dezembro, os recursos foram antecipados para 108.368 famílias residentes em cem municípios que decretaram estado de calamidade por causa das chuvas em Minas Gerais e na Bahia. Portanto, recebem a partir desta terça-feira 5,4 milhões de beneficiários.Cada família terá direito a R$ 52, valor que corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13 kg. No entanto, o preço do benefício pode ser atualizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), que mensalmente publicará em seu site, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referente ao preço nacional do botijão.

Para efetuar o pagamento do benefício, o governo levará em conta o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil. Cada família receberá a ajuda de acordo com o NIS (Número de Identificação Social), atribuído pela Caixa Econômica Federal para identificar pessoas cadastradas em programas sociais do governo.O Auxílio Gás será pago a cada dois meses, por cinco anos, a pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) para programas sociais do Executivo, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou que tenham entre seus integrantes pessoa que receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Veja o calendário

Segundo o governo
, para fins de implantação do Auxílio Gás, excepcionalmente nos primeiros 90 dias terão prioridade de pagamento do benefício, nesta ordem: beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.

Não serão computados como renda mensal da família benefícios concedidos pelo Auxílio Brasil. O recebimento de outros auxílios não é impedimento para ter direito ao Auxílio Gás. O objetivo é contribuir para a segurança alimentar das famílias em vulnerabilidade. Não é necessário prestar contas do recurso transferido. R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário