terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Um ano de vacinação: mais de 18 mil trabalhadores da saúde não tomaram segunda dose contra a Covid em PE

Profissional de saúde prepara dose da vacina contra a Covid-19 no Recife — Foto: Pedro Alves/g1

 A campanha de vacinação contra a Covid-19 completa um ano nesta terça-feira (18), em Pernambuco. Diante da escassez de doses, os trabalhadores da saúde, por estarem na linha de frente no combate à doença, foram escolhidos para serem os primeiros imunizados.

Depois de 365 dias de ações e incentivos à imunização, 337.298 pessoas que pertencem a esse grupo receberam a primeira dose anticovid. No entanto, dessas, somente 318.828 completaram o esquema vacinal. Isso significa que 18.470 profissionais de saúde estão com a segunda dose atrasada.Os dados foram obtidos por meio do painel de acompanhamento vacinal da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Eles mostram que, da categoria de trabalhadores da saúde, todos os vacinados receberam imunizantes que necessitam duas doses para completar o ciclo de imunização.

No Brasil, a vacina da Janssen é a única aplicada em dose única, mas corresponde ao menor volume de aplicações, com 173.101 doses entre todos os vacinados de Pernambuco. Nenhum dos trabalhadores da saúde recebeu essa vacina.

O percentual de trabalhadores da saúde sem a segunda dose é de 5,5%. Essa categoria inclui qualquer pessoa que trabalhe em unidades de assistência à saúde, não somente os profissionais que atuam diretamente com os pacientes, como técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos.De acordo com a superintendente de imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, o que pode ter ocorrido é a primeira dose ter sido aplicada com o paciente na categoria de profissional de saúde, mas, no momento da aplicação da segunda dose, isso ter acontecido dentro das categorias de faixa etária.

Para ela, a campanha de vacinação contra a Covid tem sido desafiadora. Em um ano, foram aplicadas quase 15,3 milhões de doses. Essa mobilização, segundo Ana Catarina de Melo, é inédita na saúde pública.

"Nós temos um 'know how' importantíssimo em vacinar crianças e idosos, mas, para adultos e adolescentes, ainda estamos aprendendo e entendendo as melhores estratégias. Isso é desafiador, porque adultos e jovens geralmente não procuram os serviços de saúde, têm dificuldade de ir até as unidades básicas, porque acham que não adoecem. Mas é um público importantíssimo, que precisa se vacinar", declarou a superintendente.

De acordo com o governo do estado, o percentual de pessoas vacinadas com ao menos uma dose é de 95% da população acima de 12 anos, composta por mais de 7,6 milhões de pessoas. Com o esquema vacinal completo, com duas doses ou dose única, esse percentual é de 83,4% dos elegíveis. G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário