terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

População do Nordeste é a que mais vive em casas no Brasil

 

Casas coloridas em Buenos Aires, cidade com 13.224 habitantes na Zona da Mata de Pernambuco — Foto: Katherine Coutinho / G1

A população do Nordeste é a que mais vive em casas no Brasil e ter um imóvel próprio é o principal sonho da maioria dos moradores. No Brasil, os nordestinos são os que passam mais tempo dentro das residências. É o que aponta o Censo QuintoAndar de Moradia, estudo inédito realizado em parceria com o Instituto Datafolha e divulgado nesta terça-feira (22).

De acordo com o levantamento, o sonho de ter a casa própria no Nordeste atinge a nota 9.8, em uma escala de 0 a 10. Essa é uma das maiores médias do país.

Na região, outras prioridades são: ter uma profissão (9.7), estabilidade financeira (9.5), constituir família (9.4), negócio próprio (9.3), religião e plano de saúde (9.2), carro (8.4), ter filhos (7.8) e casar (6.8).Também chama a atenção no levantamento o índice de pessoas que moram em apartamentos no Nordeste, com apenas 8%, enquanto 92% vivem em casas, maior percentual do país.

"Quando imagina esse dado, a gente sempre pensa muito nas grandes cidades, mas quando vai para o interior, para pequenas cidades, vê que ainda é muito horizontal. Que ainda tem muitas casas, alguns terrenos. Acho que é uma realidade não só do Nordeste, mas no Brasil. Se você pegar dados do Brasil não estão muito diferentes, com 88% das pessoas morando em casas", observou Thiago Reis.O gerente de dados lembrou que, dos 92% vivendo em casa no Nordeste, 84% delas ficam em ruas abertas e 8% em condomínios ou vilas.G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário