segunda-feira, 27 de junho de 2022

Com 33 milhões de brasileiros sem comida, fome pede soluções urgentes

 

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Quem tem fome, tem pressa, dizia o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Imortalizado na canção O bêbado e o equilibrista, de Aldir Blanc e João Bosco, na voz de Elis Regina, Betinho mobilizou o país na luta pela ética na política, pelo combate à fome e à miséria, e na defesa da vida, na década de 1990. Hoje, mais de 33 milhões de pessoas se encontram em situação de insegurança alimentar grave no Brasil, segundo dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. A campanha eleitoral fez o tema emergir nos discursos dos pré-candidatos à Presidência da República com mais intensidade.


O atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL-RJ) disse, em sua passagem pelos Estados Unidos, na primeira quinzena de junho, que a economia do Brasil vai "muito bem". No discurso que fez na Cúpula das Américas, Bolsonaro mencionou dados para sustentar que o Brasil alimenta 1 bilhão de pessoas no mundo. "Garantimos a segurança alimentar de um sexto da população mundial", afirmou, ignorando os números internos que apontam para o avanço da fome no país.

Em outra ocasião, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente e um dos membros mais ativos na campanha da reeleição, contestou os dados, e argumentou que as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, com valor mensal de R$ 400 do governo federal, podem passar por dificuldades, mas não quer dizer que não tenham o que comer.

"Quem recebe 400 reais por mês de Auxílio Brasil pode ter dificuldade, mas fome não passa. O presidente Bolsonaro zerou os impostos federais sobre arroz, feijão, zerou impostos de importação sobre os derivados do petróleo que vem para abastecer as nossas redes de postos", disse.

Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve suas diretrizes de governo divulgadas na última terça-feira, com um programa de recuperação da economia e retomada de programas sociais para combater a insegurança alimentar e a desigualdade social. O documento propõe a ampliação do programa Bolsa Família, a ser implementado de forma urgente "para garantir renda compatível com as atuais necessidades da população", segundo o texto.

Em visita a uma feira de agricultores familiares, no último dia 16, Lula afirmou, na ocasião, que a solução para a fome no país é a agricultura familiar. "A fome é falta de vergonha na cara de um governante. Pode ficar certo que a agricultura familiar vai acabar com a fome nesse país", disse o ex-presidente.Diário de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário