terça-feira, 21 de junho de 2022

Operação nacional contra pirataria digital desativa aplicativos e sites em Pernambuco

Operação 404, contra a pirataria digital, realizou apreensões nesta terça-feira (21) — Foto: Polícia Civil/Divulgação

 Centenas de ferramentas na internet, como aplicativos, sites e canais de vídeos, foram desativadas na manhã desta terça-feira (21), pela Polícia Civil de Pernambuco, durante a Operação 404. A força-tarefa ocorre em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater pirataria digital e violação de direitos autorais.


operação é nacional, realizada em 11 estados. Os alvos são suspeitos de transmitir conteúdo ilegalmente, pela internet, com o intuito de obter lucro. Os bloqueios realizados foram alvo de medidas judiciais expedidas pela 15ª Vara Criminal da Capital.

Foram bloqueados sites e aplicativos de streaming pirata e removidos perfis e páginas de redes sociais e de buscadores da internet. Segundo o Ministério da Justiça, os investigados capturavam o sinal de canais de televisão fechada e cobravam para repassá-los a assinantes do serviço de pirataria.

Segundo a Polícia Civil, foram desativados os seguintes produtos no estado:

  • 366 aplicativos na Google Play Store;
  • 11 aplicativos de streaming na plataforma APPGallery;
  • 1 site nacional (gamesgo.com.br) que comercializava cópias não autorizadas de jogos digitais;
  • 89 canais no YouTube que violavam direitos autorais;
  • 134 sites que divulgavam, ilegalmente e com o intuito de lucro, conteúdo audiovisual.

Esta é a quarta fase da operação de âmbito nacional, que teve as investigações iniciadas em março de 2022. Nessa etapa, a Justiça autorizou que a Polícia Civil desative os sites investigados sempre que eles forem renomeados. Isso deve ocorrer por meio de ofício policial aos provedores.

O principal crime investigado é a violação de direito autoral. A pena é de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa para quem distribui o conteúdo para obter lucro. Já quem consome pode ser condenado a detenção, de três meses a um ano, ou multa.

O nome da operação, "404", faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página da web não foi encontrada ou está indisponível.

Polícia Civil informou que outras informações seriam divulgadas em uma coletiva de imprensa no Recife, a partir das 11h. G1 PE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário