Prato com pamonha, comida típica do São João no Nordeste — Foto: Reprodução/TV Globo |
Cozinhar e festejar com a família são as duas principais formas de festejar o São João no Nordeste. É o que mostra a pesquisa "O São João do Nordeste", realizada pela Gente, plataforma da Globo. O levantamento fez um mapeamento dos principais comportamentos e expectativas dos moradores da região para a celebração da data após dois anos sem os tradicionais festejos de rua.
De acordo com o estudo, 52% nos moradores do Nordeste pretendem cozinhar receitas típicas neste ano, enquanto 50% desejam fazer a própria festa de São João em casa.
A data também movimenta o turismo: uma em cada duas pessoas quer aproveitar o feriado para viajar. Como o principal destino nesta época é o interior, as viagens terrestres são as mais procuradas. Dos entrevistados, 50% devem viajar em veículo próprio, 36% de ônibus, 17% de transporte público, 16% de carro alugado e 14% de avião.O hábito adquirido quando começou a pandemia da Covid-19 segue em alta. Dos entrevistados, 70% disseram que querem assistir a shows e lives musicais em alguma plataforma de vídeo.
E não é exatamente uma surpresa a confirmação do forró pé-de-serra como o ritmo preferido para a festa, seguido de baião, xote, sertanejo, forro eletrônico e xaxado.G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário