quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Candidatos ao Governo de Pernambuco repercutem nova rodada do Ipec

 

Fotos: divulgação/reprodução

Divulgada nesta quarta-feira (21), a nova pesquisa do Ipec foi recebida com entusiasmo por candidatos ao Governo de Pernambuco. Os números desta rodada apresentaram uma queda da intenção de voto em Marília Arraes (SD), que ainda lidera a corrida, e o congestionamento de quatro candidaturas na segunda colocação.


Em primeiro lugar nas pesquisas desde que oficializou sua candidatura, a deputada do Solidariedade perdeu 5 pontos percentuais neste levantamento. Raquel Lyra (PSDB), que até então vinha garantindo sua presença no segundo turno, oscilou 2 pontos negativamente, empatando com Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB) e Miguel Coelho (UB), que agora possuem 11%. 

Após a divulgação dos números, Miguel comemorou o 3 pontos conquistados, afirmando que é o candidato "que mais cresce nas pesquisas". No levantamento anterior, ele possuía 8%.

"Hoje, iniciamos a arrancada da vitória. Esta eleição é acirrada. Vai ganhar quem tiver mais garra, preparo e qualificação para governar", comentou o candidato do União Brasil durante ato em Palmares.

Quem também tinha 8% e saltou para 11% foi Danilo Cabral. O socialista, por sua vez, publicou nas redes sociais uma celebração cifrada. Com imagens de uma carreata feita no Recife, o candidato do PSB disse que "o Recife tá virado", em alusão à possível chegada ao segundo turno. "A nossa carreata pela zona norte foi a confirmação DataPovo que a gente gosta", completou, em trocadilho referente a outro instituto de pesquisas, o Datafolha.

Já Raquel minimizou a queda. "Ipec confirma: é a mais forte pra enfrentar Marília no 2º turno", publicou nas redes. Nesta rodada, o instituto testou dois cenários de segundo turno, sendo um entre ela e Marília e outro entre a deputada e Anderson. Numa eventual disputa entre as duas candidatas, Marília pontua com 53% ante 28% da tucana. A vitória da candidata do Solidariedade sobre Anderson, segundo o levantamento, seria ainda mais acachapante: 60% x 22%. Apesar disso, a neta de Miguel Arraes deu de ombros para a pesquisa.

Correligionário do presidente Jair Bolsonaro (PL), que diz não acreditar em pesquisas, Anderson não comentou os números. Nesta rodada, ele perdeu 1 ponto.

Com o empate entre os quatros candidatos nessa reta final da campanha, a tendência é que os postulantes rebaixem o nível do debate e passem a se atacar em busca de chegar ao segundo turno. Nesse sentido, o candidato do PL disse, nesta quinta-feira (22), em entrevista à Rádio Salgueiro FM que “meu pai, de quem tenho muito orgulho, sempre foi um pastor e não um ladrão acusado de roubar nada por onde passou, seja no estado ou no Brasil, como alguns do lado de lá tentam esconder”. Diário de PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário