segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Desabamento de marquise deixa cinco mortos e nove feridos em Aliança; veja vídeo

 

Nesta segunda-feira (12), era possível ver os escombros da marquise que desabou em Aliança, na Zona da Mata — Foto: Danielle Fonseca/TV Globo

O desabamento de uma marquise deixou ao menos cinco mortos e nove feridos em Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, na noite do domingo (11), segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A rua estava lotada de pessoas que acompanhavam a festa de emancipação do município. Imagens mostram o momento da queda da estrutura.

Era realizado, no centro da cidade, um desfile cívico para comemorar os 94 anos de Aliança quando a marquise de uma bomboniere que estava fechada no momento desabou, segundo relatos na cidade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aliança, Armando Freitas, as mortes foram de uma adolescente de 13 anos, uma jovem de 16 anos, uma mulher de 46 anos, uma idosa de 70 anos e um homem de 25 anos.

Ele também disse que, dos nove feridos, cinco tiveram alta, mas não soube informar o estado de saúde de quem continua hospitalizado. Os nomes das vítimas não foram divulgados pela Prefeitura de Aliança.

De acordo com o Samu, uma jovem de 14 anos foi levada para o Hospital da Restauração, no Recife. Quatro pessoas foram levadas para o Hospital Belarmino Correia, em Goiana: uma mulher de 39 anos, um adolescente de 12 anos e dois homens, um de 27 e outro de 38 anos.

A dona de casa Marly Alves e a sobrinha dela, uma adolescente chamada Beatriz Alves, estão entre os mortos, segundo parentes das vítimas.

A Polícia Civil informou, por nota, que as investigações foram iniciadas e seguem "até o esclarecimento total do caso".

Imagens enviadas para a TV Globo pelo WhatsApp também mostram o socorro aos feridos e os momentos que antecederam o acidente. O Samu informou que foram acionadas equipes dos municípios de Vicência e Goiana, também na Zona da Mata, para apoiar os socorristas de Aliança. Um morador da cidade, identificado como Wilton, contou que passou embaixo da marquise pouco antes do desabamento. "Quando ouvi o barulho, [perguntei] 'o que foi isso?', o pessoal 'é bala, é bala'. Não era nada de bala, era a marquise que tinha caído por cima do povo", recordou. Em virtude do ocorrido, a prefeitura divulgou nas redes sociais que as festividades que deveriam ocorrer durante a semana foram canceladas e que iria decretar luto oficial na cidade.

"Desejamos força aos familiares das famílias enlutadas e nos uniremos a orações para que o sentimento da perda seja amenizado", escreveu, em comunicado publicado nas redes sociais.

Em março deste ano, um homem de 69 anos morreu e outros quatro ficaram feridos após a queda de uma marquise no bairro de São José, na área central do Recife. O acidente aconteceu na sede do bloco de carnaval Saberé Tradição, na Rua Vidal de Negreiros, onde era realizada uma festa (veja vídeo acima).

Em fevereiro, uma marquise desabou e a parede construída em cima dela atingiu um motociclista de 22 anos, que parou no local para se abrigar da chuva no bairro de Santo Amaro, também na região central do Recife.Veja o Vídeo.G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário