sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Diretoria do Galo da Madrugada celebra o retorno do bloco e anuncia tema e camisa oficial

 

Foto: Ascom Galo da Madrugada/Divulgação.

De volta ao desfile após dois anos de hiato, o Galo da Madrugada está em fase de preparação para cair na folia novamente no dia 18 de fevereiro de 2023. Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta última quinta-feira (17) com a direção do bloco, foram anunciados o tema da 44ª edição da maior festa de carnaval do mundo, a nova camisa temática e as parcerias que vão compor a organização do Galo do ano que vem.


O presidente do bloco, Rômulo Meneses, abriu a coletiva destacando a importância de usufruir da vida em todas as suas formas, explicando o tema da edição: "Viva a vida, viva o frevo, viva Enéas" e celebrando a volta após dois anos de pandemia. "A vida tem momentos de alegria e de tristeza, mas tudo isso faz parte e deve ser celebrado, pois precisamos antes de tudo estar vivos para cair na folia. O frevo é a razão principal do surgimento do Galo em 1977 e do seu primeiro grande desfile em 1978. E Viva Enéas porque ele foi não apenas um dos fundadores, mas aquele que impulsionou o bloco, colocando corpo e alma para fazê-lo crescer e trazer de volta às ruas as tradições dos antigos carnavais. Deixamos por dois anos de cumprir essa missão e, agora, estamos de volta, para grande alegria de nosso povo", explanou.

A camisa oficial do Galo da Madrugada foi anunciada na sequência, mostrando o trabalho de ilustração assinado por J. Borges, que faz alusão ao clima de celebração ao retorno e alegria pela vida que marcam a intenção de toda a organização da festa para o ano que vem. "Espero que os foliões aproveitem a ideia e façam um lindo carnaval. Com certeza, este será o início de uma nova era e uma festa muito animada", afirmou o artista pernambucano.
 
À mesa ao lado do presidente Rômulo Meneses estavam representantes de duas instituições beneficentes que estão retomando parceria com o Galo e que serão destino de parte das vendas das camisas oficiais anunciadas. A Dra. Vera Morais falou em nome do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) e ressaltou à imprensa a importância das doações para manter os trabalhos em funcionamento. "Não somos uma instituição do Governo do Estado, portanto vivemos dessas doações e parcerias beneficentes. Temos uma média de 100 crianças sendo tratadas e não temos reservas e nem como fazê-las, pois precisamos gastar com essas crianças que mais precisam e, naturalmente, as suas famílias também, ainda mais passado um momento em que a pandemia mexeu tanto com as nossas vidas, sobretudo os mais vulneráveis".

O Dr. Claudio Lacerda, presidente da Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (APAF), comentou sobre as ações envolvendo propagação cultural que são apoiadas pela sua instituição e citou a grandiosidade do Galo da Madrugada como representante maior dessa força da arte pernambucana. "O gigantismo do Galo demonstra bem a nossa riqueza e representa um orgulho enorme para nós de todo o estado e de todo o país, mas ele é também ainda mais do que isso: é uma forma de sensibilidade social, por isso que nós estamos aqui. Participei de um dos programas de transplantes de fígado do Brasil e do mundo, pois estávamos fazendo cerca de 130 transplantes do ano em 11 estados diferentes, uma operação particularmente muito delicada. Começamos a perceber que precisávamos ter um cuidado a mais com as pessoas propriamente, então criamos a APAF, que tem sido absolutamente fundamental, e com os recursos adquiridos nessa parceria que começou antes mesmo da pandemia, vamos poder chegar a ainda mais gente", afirmou Dr. Claudio Lacerda.

Até o momento, a direção do Galo não deu informações adicionais a respeito do desfile, mas garantiu que a festa segue tradicionalmente das 9h às 18h30 e contará com 30 trios elétricos, mantendo o mesmo padrão da edição de 2020. "O bloco cresceu pelo amor pela fantasia e pela brincadeira sadia que o pernambucano adora. Ninguém valoriza mais isso do que Pernambuco. Se Deus quiser, traremos essa beleza novamente e, principalmente, essa saudade, dos temas mais importantes do carnaval desde sempre", concluiu o presidente.  Diário de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário