sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Nelson Piquet será investigado por incitação a violência contra Lula

 

Ex-piloto Nelson Piquet pediu por "Lula lá no cemitério" em vídeo | Reprodução

O ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet será investigado por possível incitação pública a crime contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pedido de abertura de inquérito foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) após representação do Conselho de Ética do Partido dos Trabalhadores, na 5ª feira (3.nov).

Em vídeo divulgado nas redes sociais por manifestantes que questionam a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições gerais, Piquet aparece ao lado de um outro homem, em um protesto, entoando o já conhecido lema bolsonarista "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos", quando completa: e Lula lá no cemitério.

Para o procurador da República Paulo Roberto Galvão de Carvalho, que assinou o despacho, as declarações do ex-piloto não se limitam a expressões de opinião sobre o governo eleito.

"As declarações proferidas por Nelson Piquet, em análise preliminar, aparentam não se limitar a meras expressões de opinião a respeito do governo eleito - situação em que seriam constitucionalmente asseguradas -, podendo constituir de forma concreta formas de incitação dirigida à população em geral, voltadas tanto à prática de violência contra o candidato eleito, assim como à animosidade entre as Forças Armadas e os  poderes constituídos", afirmou Carvalho. 

No documento, o procurador ressalta que por ser uma pessoa pública, Piquet deveria saber que suas declarações têm o potencial de alcançar outras centenas de milhares de pessoas. Ele será chamado para oitiva na Polícia Federal, assim como o homem que gravou o vídeo.SBT NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário