terça-feira, 1 de novembro de 2022

Vice-prefeita de Cumaru renuncia ao cargo após dizer em carta que deixaria prefeitura se Marília Arraes vencesse Raquel Lyra na cidade

 

Vice-prefeita de Cumaru, no Agreste, Girlene Cardoso (PP) — Foto: Reprodução/Instagram

A vice-prefeita de Cumaru, no Agreste, Girlene Cardoso (PP), deixou o cargo na segunda-feira (31), após pôr o mandato "à prova" na cidade. Ela divulgou uma carta dizendo que iria renunciar ao posto e transferir o título eleitoral para outro município caso Raquel Lyra (PSDB), governadora eleita de Pernambuco, tivesse menos votos que Marília Arraes (Solidariedade) na cidade.

A diferença entre as duas candidatas foi de 24 votos, mas, em Cumaru, Marília Arraes venceu. O placar foi de 5.460 votos a 5.436 votos. Por causa disso, Girlene Cardoso divulgou outra carta, autenticada em cartório, confirmando o compromisso. A primeira carta foi redigida no dia 14 de outubro. No documento, firmado em cartório, Girlene Cardoso afirma que, com a medida, estava colocando "o mandato em julgamento", e dizia não aguentar mais "tanta calúnia e tanta difamação".

"Se vocês acharem que estamos fazendo o melhor para Cumaru, então, nesta eleição, vote junto comigo. Vote em Raquel Lyra 45. Mas, se você achar que este trabalho não é o que você esperava, vote na outra candidata", dizia o texto.

Apesar de Raquel Lyra ter perdido em Cumaru, a governadora eleita teve aumento expressivo entre os dois turnos das eleições. No primeiro, ela foi a terceira colocada na cidade. Marília Arraes teve 3.940 votos; o candidato derrotado Danilo Cabral (PSB), 2.599; e Raquel Lyra, 1.721 votos. O aumento expressivo não foi suficiente para tirar o favoritismo de Marília Arraes na cidade, que era apoiada pela prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros (PP), e por candidatos do mesmo grupo da vice-prefeita, como o deputado federal eleito Eriberto Medeiros (PSB) e O filho dele, deputado estadual eleito Eriberto Filho (PSB). O g1 tentou conversar com Girlene Cardoso, e ela nomeou o marido dela, o empresário Carlindo Pereira, para falar sobre o caso. Eles atuam em conjunto em ações sociais e na política de Cumaru.

Pereira disse que não houve atrito com os políticos que apoiaram Marília Arraes, mas a carta foi uma ideia dele e da esposa para formalizar apoio a Raquel Lyra e cessar tentativas de mudar o endosso da família.

"Nosso deputado fez um acordo para ficar com Marília, mas nós tínhamos dado a palavra a Raquel, e meu pai me ensinou a honrar a palavra. A gente, então, assumiu a palavra dita. Alguns ficaram forçando a gente a mudar de ideia, e, para que isso parasse, colocamos o cargo à disposição, para o povo de Cumaru avaliar o trabalho da vice-prefeita", declarou o empresário.

Na tarde da segunda, Girlene Cardoso concedeu uma entrevista em que comunicou a renúncia à população. Emocionada, ela chorou, ao vivo, ao ler a carta que formaliza a renúncia, e agradeceu à população de Cumaru. Disse, também, estar feliz pela vitória de Raquel Lyra.

Cartas da vice-prefeita de Cumaru, Girlene Cardoso — Foto: Reprodução/WhatsApp

"Alguns dias atrás, meu esposo e eu escrevemos uma carta em um momento delicado da nossa vida política. Queríamos, através dela, não impor nada a ninguém, mas avaliar se o que estávamos fazendo estava realmente valendo a pena ou não. [...] Viemos agora, por meio desta, cumprir de fato o que estava escrito na outra carta. Eu abdico do mandato de vice-prefeita. Continuaremos em Cumaru, trabalhando, como amigos do povo, como sempre estivemos", disse a vice.

Depois do resultado das urnas, segundo o marido da vice-prefeita, políticos locais e moradores foram à casa deles para pedir que eles não cumprissem a renúncia. Entretanto, isso era inegociável. A renúncia já foi autenticada em cartório, mas só será entregue na Câmara Municipal na quinta-feira (3), dia em que os vereadores retomam os trabalhos legislativos.

"A gente só não vai receber o salário da vice-prefeita, mas ela [Girlene Cardoso] não vai deixar as ações sociais, que vão continuar sendo feitas no nosso município. Só não vamos receber salário, nem cargo, mas Cumaru vai ter uma ex-vice-prefeita que vai continuar trabalhando pelo povo. E o que a prefeita precisar, em termos de amizade, ela vai ter", afirmou.G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário