sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Pernambucanos são confirmados para o comando de ministérios no governo Lula

 

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

 

Presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos já vinha sendo especulada nos últimos dias para o comando do Ministério da Ciência e Tecnologia, o que veio a se confirmar hoje durante anúncio realizado por Lula, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. “É uma honra! Um trabalho que assumo com muito compromisso e com muita disposição”, escreveu Luciana em suas redes sociais, afirmando que a área voltará a ser “prioridade”, diferente do que ocorreu durante o governo Bolsonaro, quando frequentes cortes orçamentários causou impactos negativos para o setor.   

 

Com a confirmação do nome de Luciana, o governo Lula tem, até agora, seis dos 37 Ministérios que integrarão o seu governo comandado por mulheres. A expectativa é que a representatividade feminina, ainda considerada pequena, seja ampliada na próxima semana quando serão anunciados os próximos nomes para compor outros ministérios. Simone Tebet (MDB) e Marina Silva (Rede) são algumas das principais esperas.  

 

Outra figura pernambucana anunciada hoje para compor o 1º escalão do governo Lula é o procurador da Fazenda Nacional Jorge Rodrigo Araújo Messias para o cargo de advogado Geral da União, a mais importante instituição de assessoramento jurídico do Executivo Federal. Jorge Messias já foi subchefe para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Presidência no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e ficou conhecido por causa de um áudio divulgado pelo ex-juíz Sérgio Moro, no âmbito da Lava-Jato, tendo seu nome mencionado como “Bessias” por Dilma em uma conversa com Lula.

 

Completando o grupo de pernambucanos que integram ministérios no futuro governo Lula, José Múcio teve seu nome confirmado para o Ministério da Defesa no último dia nove de dezembro e já mencionou a necessidade de “despolitizar” e “despartidarizar” as Forças Armadas. Já o deputado Tadeu Alencar (PSB) foi confirmado, nesta quinta-feira, pelo senador eleito  Flávio Dino (PSB), futuro ministro da Justiça, para o cargo de secretário Nacional de Segurança Pública no governo Lula, que toma posse no próximo 1º de janeiro.Diário de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário