quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Policial civil é punida pelo governo por publicar vídeos em rede social usando farda, distintivo e armas;

 


Ruana Pedrosa Andrade com uma arma na mão em foto publicada no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

Uma agente da Polícia Civil de Pernambuco foi punida pela Secretaria de Defesa Social (SDS) por causa de vídeos publicados no perfil dela no TikTok. Com mais de 290 mil seguidores na rede social, Ruana Pedrosa Andrade divulgou imagens com a farda da corporação e utilizando distintivo e armas. As imagens somam milhões de visualizações. Por meio de uma portaria publicada nesta terça-feira (6), a agente recebeu uma pena disciplinar de suspensão de 14 dias por condutas como divulgar, segundo o documento, "fatos ocorridos na repartição", negligência no cumprimento dos seus deveres e por dar conhecimento ao público de "informações sobre investigações e serviços de interesse policial".

A punição foi convertida em multa de 50% por dia de vencimento ou remuneração, obrigando a servidora a permanecer no serviço.

Na portaria assinada pelo secretário Humberto Freire, a SDS alega que alguns dos vídeos de Ruanda "possivelmente" foram produzidos "em recintos de unidades da Polícia Civil de Pernambuco durante o expediente".

O documento diz que o comportamento está em "desconforme às expectativas do padrão", e que ela negligenciou "os deveres zelar pela dignidade da função policial" que, de acordo com a publicação, deve "ter conduta pública irrepreensível, ser discreta no exercício da função e ser leal às instituições constitucionais".O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) classificou a punição como "exagerada". Segundo o presidente da entidade, Rafael Cavalcanti, essa medida é mais uma que tem a marca dos procedimentos adotados pela corregedoria da SDS no atual governo.

Ainda de acordo com Cavalcanti, a policial é uma servidora "exemplar" e não comprometeu os símbolos da corporação com os vídeos publicados. O g1 procurou Ruana Pedrosa e questionou se ela gostaria de se posicionar sobre a punição. A policial disse que avaliaria a questão com os advogados.G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário