quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Revelado por pernambucanos, Richarlison representa o estado na Copa do Mundo do Catar

Richarlisson está na briga pela artilharia da Copa, com dois gols (Foto: AFP)

 Se engana quem pensa que Pernambuco não está representando o Brasil na Copa do Mundo. Apesar da ausência de atletas pernambucanos, o estado é responsável direto por promover ao profissional o atacante Richarlison, artilheiro da Seleção Brasileira no Catar, com dois gols marcados. Ele foi revelado sob as batutas do treinador olindense Givanildo Oliveira e do preparador físico recifense Wellington Vero, quando defendia o América-MG, em 2015. 


“Tudo começou por conta de uma necessidade do time. Daí, em algum momento Givanildo Oliveira falou com o Cláudio (Prates, auxiliar técnico). ‘Claudinho, tem algum menino aí que a gente possa utilizar?’. Por coincidência, ia acontecer um jogo da base naquela tarde, e Giva foi assistir. No dia seguinte, uma quarta - senão me engano -, Richarlison estava lá para treinar. Tinha apenas 18 anos. Daí, não parou mais”, disse Vero em entrevista exclusivao ao Esportes DP. 
 Como tudo começou

O ano, 2015. Rapidamente, Richarlison surpreendeu a todos os membros da comissão técnica nos primeiros toques que deu na bola no Centro de Treimamento do Coelho, sendo observado de perto por Givanildo Oliveira. 

 “Ficou todo mundo impressionado. Um jogador que partia para cima, não se intimidava com os mais ‘cascudos’. No fim do treino, ele perguntou ao Givanildo: ‘Professor, é para vir amanhã?’ Giva respondeu com toda firmeza e pediu para ele voltar. Na sexta, ele já entrou no time reserva, atuando com todos os profissionais do elenco. No sábado, jogou e já fez gol. Ele é um cara diferenciado, sempre foi.” Comprometimento 
Richarlison disputa bola com Thiago Santos em 2015 (Foto: Carlos Cruz/América FC)


Mas todo esse talento não veio por acaso. Richarlison sempre foi um atleta muito esforçado nos treinamentos, roteiro que repete até os dias atuais. 
 
“Aconteceu um problema no tornozelo dele e quando a gente chegou fizemos aquela reunião entre o fisioterapeuta, nutricionista, os médicos, para saber da situação. Do nada, aparece o Richarlison, com uma chuteira no pé e a outra na mão, falando com Givanildo. ‘Professor, não quero ficar lá não, eu quero treinar.’ Ficou aquele clima, mas o Givanildo falou ao médico que o atleta queria jogar e pouco depois ele (médico) saiu. Lá estava ele (Richarlison) de novo, treinando normalmente”, acrescentou. 
 
Desfalque 

Apesar do glamour da estreia, Richarlison não participou diretamente do gol da vitória sobre a Suíça, no qual foi substituído por Gabriel Jesus. Roteiro que vai se repetir diante de Camarões, amanhã. A reportagem tentou contato com Givanildo Oliveira para falar do craque, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta edição. Diário de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário