terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Produtos de cabelo levam mais de 100 pessoas para emergências oftalmológicas após prévias carnavalescas no Recife e em Olinda

 


Eduarda Casanova e Mayara Santana tiveram problema nas córneas após uso de pomada capilar — Foto: Eduarda Casanova/Arquivo pessoal/Mayara Santana/Arquivo pessoal

Um total de 68 pessoas foram atendidas na Fundação Altino Ventura (FAV), única emergência oftalmológica pública do Recife, entre o domingo (5) e esta segunda-feira (6). Os pacientes procuraram a unidade com problemas na visão após terem os olhos atingidos por produtos capilares, durante as prévias de carnaval do Recife e de Olinda.

Nas unidades particulares Hope e Hospital de Olhos Santa Luzia, que são do mesmo grupo, foram cerca de 80 pessoas atendidas no final de semana. De acordo com a assessoria de imprensa, o número representa quase 40% dos atendimentos realizados no período.

 

Inflamação nas córneas de paciente que teve olhos atingidos por pomada capilar — Foto: Gerson Nóbrega/Filipe Nóbrega/Analivia Oliveira/Divulgação

De acordo com a FAV, os homens e mulheres que foram atendidos usaram pomadas de diversas marcas. Entre os sintomas que eles apresentaram, estavam os seguintes: vermelhidão, dor intensa, dificuldade para abrir os olhos, visão embaçada, ardor e sensação de corpo estranho. A servidora pública Eduarda Casanova foi uma das vítimas dos produtos. Ao g1, ela contou que costuma fazer tranças apenas durante o período de carnaval, mas que nunca tinha acontecido algo parecido antes. Ela estava em uma prévia no sábado, em Olinda, quando começou a chover.

"Quando choveu, eu senti o produto usado na trança escorrer pelo meu rosto e cair nos meus olhos. Eu senti um ardor e lavei na mesma hora. Consegui tirar boa parte do produto. À noite, por volta das 22h, eu fiquei com a visão nebulosa e depois fiquei sem enxergar nada", disse. Eduarda ficou sem a visão durante toda a madrugada do domingo e decidiu procurar um hospital particular antes das 6h. Segundo ela, o médico que a atendeu diagnosticou que o produto causou uma inflamação nas córneas.

 

"Minha visão voltou no fim da manhã, depois que o médico aplicou um colírio. Agora, preciso ficar por uns dias com um tampão no olho. Cada dia eu coloco o tampão em um olho para descansar, fico revezando, do jeito que o médico recomendou. Estou afastada do trabalho, mas agora estou bem", afirmou.

 

A dona de casa Mayara Santana também passou pela mesma situação durante uma prévia no sábado. Ela disse que comprou uma pomada capilar em uma loja de cosméticos e usou o produto por conta própria.

 

"Usei a pomada para fazer tranças no cabelo. Por volta das 17h, começou a chover e eu senti um incômodo intenso, uma ardência muito grande nos olhos. Foi quando eu procurei o atendimento médico que tinha no local da prévia. Fizeram a remoção da minha maquiagem e lavaram meus olhos com soro", disse.G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário