sexta-feira, 10 de março de 2023

Conheça a história do frade que foi 'arrastado para fundo do mar' e morreu em ataque de tubarão há 76 anos

 

Reportagem de 1947 fala sobre a morte do frei Serafim de Oliveira — Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

As estatísticas recentes sobre incidentes com tubarão em Pernambuco começam oficialmente em 1992. Desde então, foram 77 notificações e 26 mortes. No entanto, as histórias de ataques são bem mais antigas. Há 76 anos, um jornal local relatou a morte de um frade, em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.

"Frade carmelita arrastado para o fundo do mar por tubarão", informava a manchete do Diario de Pernambuco, em 1947. A vítima foi o frei Serafim de Oliveira.

O caso aconteceu na área da igrejinha, mesmo local em que dois adolescentes foram atacados por tubarão em dois incidentes seguidos, no domingo (5) e na segunda (6).

No dia 10 de outubro daquele ano, frade, na época com 27 anos, foi atacado, segundo o relato do jornal.

Décadas depois, o local seguiria sendo um dos mais perigosos do litoral pernambucano, com 15 ocorrências de incidentes com esses animais.

A matéria do jornal conta que o frade estava acompanhado pelos freis Bartolomeu, André e Teresio, do Convento da Piedade e que todos teriam ido para a praia para tomar um banho de mar, por volta das 10h.

Frei Bartolomeu contou ao jornal que tinha notado que a maré estava forte e sugeriu que os frades saíssem da água.

Ainda segundo a publicação, nesse momento, ouviram um grito de socorro de Serafim que, segundo eles, foi arrastado para o fundo do mar.

Para encontrar o amigo, os religiosos contaram com a ajuda de pescadores, que lançaram as redes na água várias vezes. Na última, a rede foi rasgada pelo que seria, segundo eles, um "peixe grande".

O corpo de Serafim reapareceu na praia por volta das 19h do dia 10 de outubro, devorado do tórax para baixo. Os restos mortais foram sepultados no ossuário da Basílica do Carmo, no Recife.G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário