terça-feira, 7 de março de 2023

Em 24h, Jaboatão tem novo ataque de tubarão, nesta segunda (6). Adolescente teve braço arrancado

 


Um novo ataque de tubarão foi registrado, nesta segunda-feira (6), por volta das 13h, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, perto do Golden Beach e próximo à “igrejinha”. A vítima, identificada pela Polícia Militar como Kaylane Timóteo, tem 15 anos. Ela foi mordida várias vezes por um animal marinho, mesmo estando em parte considerada visualmente por todos como rasa (com água abaixo da cintura, embora a maré estivesse subindo). A menina saiu do mar andando, mas caiu na areia em seguida, quando pode ser constatado que já estava sem o braço esquerdo, arrancado pelo suposto tubarão, acima da altura do cotovelo. Ela também tinha ferimentos, sem gravidade, em um das pernas e no abdome.

 
O Samu de Jaboatão dos Guararapes foi acionado imediatamente e prestou os primeiros socorros na areia mesmo. Em seguida, Kaylane foi transferida para o Hospital da Restauração, onde passou por delicada cirurgia de mais de cinco horas. O HR informou, no fim da tarde, que a cirurgia ocorreu de forma tranquila e que a paciente estava consciente, com quadro estável de saúde. A cirurgia foi feita, sobretudo, para "reparar as lesões causadas pela amputação de parte do membro superior esquerdo", de acordo com nota. 
 
O acidente aconteceu 24h depois de outro ataque de tubarão, no qual a vítima foi um adolescente de 14 anos, que teve a perna amputada, após vários procedimentos cirúrgicos, também no HR. Ele continua no hospital (que na semana passada deu alta para um surfista, de 32 anos, que fora mordido por um tibarão espécie cabeça-chata, na Praia dos Milagres, em Olinda, área vetada para banhistas, mas não perdeu a perna e já teve alta). 
 
A adolescente, segundo testemunhas, brincava na areia e entrou rapidamente no mar, em área permitida a banhistas, de acordo com a  Prefeitura de Jaboatão (contraditoriamente, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões, o Cemit, por sua vez, considera proibida toda a Orla de Olinda ao Cabo de Santo Agostinho). Pode-se dizer, contudo, que o local é próximo à "igrejinha", local mais perigoso de Jaboatão para ataques desse tipo (veja quadro).
 
Com mais esse acidente, sobe para 77 a quantidade de ocorrências envolvendo tubarões no estado, sendo 16 desses ataques na área de Piedade. Dez deles ocorreram em Fernando de Noronha, onde, em 2022, uma criança de São Paulo também teve a perna  amputada, após um ataque, o que causou a interdição de algumas áreas.
 
Em nota oficial, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes disse que entrará em contato com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) para marcar uma reunião fim de avaliar novas providências que deverão ser tomadas na Orla de Piedade, mas não deu um prazo para a medida emergencial ser tomada. 
 
Apesar do grave incidente, a Praia de Piedade permaneceu cheia, e pessoas ainda se arriscaram ao banho de mar (um homem teve de ser retirado à força pelo Corpo de Bombeiros).Diário de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário