quarta-feira, 19 de abril de 2023

Mulher é assassinada a facadas e companheiro é preso em flagrante por feminicídio

 

Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Recife — Foto: Pedro Alves/G1

Uma mulher de 45 anos foi assassinada dentro de casa em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. A Polícia Civil informou que a vítima apresentava marcas de golpes de faca. O companheiro dela, de 41 anos, foi preso em flagrante por feminicídio.

O crime aconteceu no domingo (16), na localidade de Penedo. A mulher, que não teve o nome divulgado oficialmente pela polícia, ainda foi levada para o hospital e morreu na segunda (17).

Ainda segundo a polícia, o homem foi preso em flagrante na terça (18). Ele seguiu para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.

O homem, que também não teve o nome divulgado, vai passar por uma audiência de custódia. A Justiça decidirá se ele permanecerá preso ou se poderá responder em liberdade.

O crime de feminicídio fica configurado quando a mulher é morta por uma questão de gênero. Caso seja condenado, o homem poderá pegar de 15 a 30 anos de prisão. O caso foi registrado pela Força-Tarefa de Homicídios da região Metropolitana Norte.

Em Pernambuco, há 15 delegacias especializadas no atendimento a mulheres vítimas de violência. Seis delas funcionam em regime de plantão de 24 horas, todos os dias. Veja lista das unidades.

 

Violência contra as mulheres

Segundo levantamento do Monitor da Violência do g1, o Brasil teve um aumento de 5% nos casos de feminicídio em 2022 em comparação com 2021.

O trabalho foi feito com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Ao todo, 1,4 mil mulheres foram mortas apenas pelo fato de serem mulheres.

Isso significa uma a cada 6 horas, em média. Este número é o maior registrado no país desde que a lei de feminicídio entrou em vigor, em 2015.G1 PE

 

Em 2022, Pernambuco teve um aumento de 5,7% nos episódios de violência doméstica contra a mulher, segundo o balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS). Foram 43.553 denúncias desse tipo. Isso equivale a quase 120 agressões por dia.

 

No mesmo ano, o estado registrou 3.418 crimes violentos letais intencionais (CVLI). Esse número corresponde a mais de nove homicídios por dia. Percentualmente, o ano passado teve 1,42% mais assassinatos do que em 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário