Complexo Prisional de Araçoiaba, no Grande Recife - Divulgação/Seap-PE |
O sistema prisional de Pernambuco finalmente vai aderir ao uso de bloqueadores de celular para evitar a comunicação de criminosos presos com quem está fora das unidades. O governo estadual prevê que a tecnologia começará a ser adotada nos próximos meses.
Em entrevista à coluna Segurança, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, afirmou que o Complexo Prisional de Araçoiaba, no Grande Recife, será o primeiro a receber os bloqueadores no Estado. A escolha, segundo ele, tem relação com a distância das unidades prisionais com as áreas urbanas.
"Nas unidades antigas, como o Complexo Prisional do Curado, no Recife, a gente verificou que o bloqueador afetaria também a comunidade. Fizemos as visitas em outros estados e vimos em todos os presídios onde a tecnologia foi adotada eram longe da zona urbana", explicou Paes. A previsão é de que duas unidades do Complexo Prisional de Araçoiaba sejam entregues em abril, mas ainda vão passar por algumas alterações antes de começar a receber os presos.
"Elas são femininas, mas nós vamos mudar o plano de trabalho para que sejam masculinas, porque Araçoiaba é muito distante para que a gente coloque mulheres lá dentro. A mulher no sistema prisional já não tem tanta assistência quando mora perto da família, imagina a gente colocar mais distante? Deve demorar mais cerca de dois meses essa adaptação", afirmou.
O secretário garantiu que os bloqueadores já estão instalados quando as unidades de Araçoiaba começarem a receber os presos. "A gente está nesse processo de adquirir os bloqueadores. Já fizemos contato com algumas empresas."
Ao todo, 1.164 vagas estão previstas no Complexo, que terá ainda a terceira unidade entregue em agosto - segundo o gestor estadual.
As obras em Araçoiaba tiveram início há mais de dez anos, na gestão do PSB, mas os serviços nunca foram concluídos. Nesta atual fase, a obra recebeu investimento de R$ 30,8 milhões, a partir de recursos federais e contrapartida estadual. Do JC
Nenhum comentário:
Postar um comentário